Sábado dos Dérbis: goleira do Palmeiras já foi pedra no sapato de Corinthians em final
Primeiro clássico do ano para o Palmeiras feminino será neste sábado (12), pelo Campeonato Brasileiro; dia será dividido com o Dérbi masculino pela mesma competição
DE 3 x 3 Grêmio | Melhores momentos | 3ª rodada | Campeonato Brasileiro feminino 2025 [https://s02.video.glbimg.com/x240/13470101.jpg]
DE 3 x 3 Grêmio | Melhores momentos | 3ª rodada | Campeonato Brasileiro feminino 2025
Neste sábado, Palmeiras e Corinthians vão se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro em ambas as categorias. É o primeiro clássico do time alviverde feminino no ano, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, às 11h (de Brasília), visitando o estádio Alfredo Schürig.
A partida entre os times femininos é o reencontro após a decisão do Campeonato Paulista de 2024, que teve Katherine Tapia, goleira do alviverde, como destaque. O título foi definido nos pênaltis, com a colombiana defendendo três cobranças do Corinthians.
– É o nosso maior rival e creio que o que aconteceu no ano passado no título do Paulistão, foi um precedente e deve servir de motivação para o nosso primeiro clássico do ano – contou Tapia, ao ge.
Katherine Tapia, do Palmeiras, comemora defesa de pênalti na final do Campeonato Paulista 2024 — Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão/Centauro
A goleira chegou ao Palmeiras em 2023 e precisou ficar fora por alguns meses na última temporada após uma lesão no joelho. Tapia atuou em quatro clássicos contra o Corinthians, somando uma vitória, um empate e duas derrotas.
Na temporada atual, a colombiana foi titular no empate contra o Grêmio, o último jogo do Palmeiras antes da pausa para a Data Fifa. Neste começo de ano, ainda existe uma briga por posição com Natascha, que não tira o foco do time.
– Estamos nos preparando muito bem. Acho que o entrosamento pode nos ajudar a fazer um bom jogo e buscar os três pontos. Vai ser um jogo muito difícil, mas estamos preparadas.
DÉRBI FEMININO EM NÚMEROS
Palmeiras e Corinthians realizaram o primeiro Dérbi feminino em 1997, na primeira fase do Campeonato Paulista daquele ano. Esse será a 35ª partida entre as equipes na história, incluindo todas as competições, e a 15ª de Brasileirão.
No montante das competições, o retrospecto é negativo para o lado do Palmeiras: são apenas nove vitórias, cinco empates e 20 derrotas. O time alviverde marcou 45 gols e sofreu 71.
Ao longo dos anos, com investimento de ambos os lados, o confronto caminha para um equilíbrio maior. Na última temporada, foram seis Dérbis disputados, com três vitórias para cada lado.
Alberto Simão, diretor de futebol feminino do Palmeiras, fala sobre jogos em Barueri [https://s01.video.glbimg.com/x240/13447892.jpg]
O Corinthians é o adversário que o Palmeiras mais enfrentou desde que retomou as atividades do futebol feminino, seguido de São Paulo e Ferroviária, ambos times com 19 jogos.
O Dérbi feminino entre Corinthians e Palmeiras terá transmissão do sportv.