Após o desabamento do teto da Igreja de São Judas Tadeu, em Jequié, no sudoeste do estado, peritos das Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica utilizaram um Scanner 3D para a perícia do local. O incidente deixou trabalhadores feridos. O exame foi realizado por profissionais da Polícia Técnica de Jequié e Vitória da Conquista. O scanner emite feixes de laser para fazer a varredura de um ambiente, mesmo em condições adversas de luminosidade.
De acordo com Gustavo Mutti, coordenador da CRPT de Jequié, assim que a equipe tomou conhecimento do ocorrido, solicitou apoio da Macrorregional Planalto, cuja sede é em Vitória da Conquista, para o auxílio com o Scanner 3D. Na sexta-feira, a Defesa Civil de Jequié foi ao local, realizou a vistoria e constatou que a estrutura restante apresenta risco. O órgão recomendou o isolamento imediato da área e a demolição das partes comprometidas. Os responsáveis pela obra foram orientados a contratar um profissional habilitado para acompanhar e executar com segurança tanto a demolição quanto um futuro projeto de reconstrução.
Um trabalhador que ficou ferido após o teto de uma igreja desabar precisou ter a perna amputada. Segundo informações do Hospital Prado Valadares, para onde os feridos foram levados, o paciente precisou ser intubado. Equipes da Polícia Civil estiveram na igreja na terça-feira para realizar perícia e iniciaram a oitiva de testemunhas. O laudo que vai determinar a causa do desabamento deve ficar pronto em 30 dias. Segundo Eduardo Pereira, engenheiro responsável pela obra, a equipe realizava a primeira de oito etapas da reforma da igreja. Na primeira fase, que terminaria na terça-feira, seria feito o aumento da altura do teto em mais de 2,60 metros.
O Corpo de Bombeiros informou que 14 pessoas foram atingidas pelo desabamento e nove delas encaminhadas para o Hospital Prado Valadares. No entanto, a assessoria da unidade de saúde informou que recebeu apenas seis pessoas, sendo que três delas já receberam alta. O Corpo de Bombeiros disse ainda que cinco pessoas que foram atingidas receberam atendimento no local, mas sem ferimentos aparentes. Já a Diocese de Jequié afirmou em nota que sete, dos onze trabalhadores que estavam no local, ficaram feridos. Não havia fiéis no momento do ocorrido pois a igreja estava em reforma e apenas operários estavam no templo.
Os bombeiros realizaram uma varredura para verificar se ainda existiam pessoas no interior do imóvel. A Polícia Militar e a Defesa Civil de Jequié também deram apoio à operação. De acordo com Murilo Bulhões, coordenador da Defesa Civil de Jequié, houve um abalo na estrutura do telhado, que cedeu. Segundo ele, 11 pessoas ficaram feridas no desabamento. O órgão recomendou a demolição da igreja para não comprometer a estrutura das construções ao redor do templo. Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) também esteve no local para coletar informações sobre as empresas envolvidas e os profissionais vinculados à obra.