Desabamento no Centro do Rio deixa homem morto em antiga loja de doces: investigações em andamento e área isolada

desabamento-no-centro-do-rio-deixa-homem-morto-em-antiga-loja-de-doces3A-investigacoes-em-andamento-e-area-isolada

Um casarão localizado no Centro do Rio desabou, deixando um homem morto após ser atingido pelos escombros. O imóvel, que era uma antiga loja de doces, teve o terceiro andar desabado, atingindo uma construção vizinha e interditando a rua Senador Pompeu. Imagens do Google Maps de 2014 mostram o estado original do casarão, com três andares e sacadas no terceiro andar. Após o desabamento, o terceiro andar ficou completamente destruído, com o teto e as sacadas em ruínas.

O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, informou que o dono do imóvel foi notificado pela Defesa Civil em duas ocasiões, nos anos de 2023 e 2024. Uma foto de 2024 mostra o casarão em avançado estado de deterioração, enquanto uma imagem do ano passado exibe a lateral do imóvel bastante degradada. O local, que antes abrigava uma loja de doces, estava vazio no momento do desabamento, que também afetou outros dois veículos e resultou na queda de postes.

A causa do desabamento ainda é desconhecida, e o imóvel é tombado pela Prefeitura do Rio. A via precisou ser interditada, e equipes de bombeiros, técnicos da Defesa Municipal, operadores da Light e agentes da CET-Rio foram acionados para o local. A Polícia Civil investiga o acidente, com a abertura de um registro por desabamento e a possibilidade de indiciar o proprietário por desabamento doloso, com pena duplicada por morte.

Após o desabamento, uma nova varredura no local está prevista, com o auxílio de cães farejadores. O isolamento da área é considerado crucial devido ao risco de queda da estrutura restante. A vítima fatal estava em um dos veículos atingidos pelos escombros. O trabalho de resgate e investigação segue em andamento, com a interdição da via e a atenção para a segurança dos envolvidos no caso. A população aguarda por mais informações sobre as causas do acidente e as medidas a serem tomadas para evitar situações semelhantes no futuro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp