Desafio da diplomacia brasileira diante do ataque dos EUA à Venezuela

desafio-da-diplomacia-brasileira-diante-do-ataque-dos-eua-a-venezuela

A situação atual exigirá muita habilidade diplomática do governo brasileiro, conforme avalia Marsílea Gombata, professora de relações internacionais na FAAP. O Brasil terá que agir estrategicamente para manter os canais de diálogo com os EUA sem perder a tradição diplomática de mediação e defesa da soberania latino-americana. A temática também terá um impacto eleitoral significativo, com bolsonaristas tachando Lula como um defensor de Maduro e da ditadura venezuelana. Regiane Bressan, professora na Unifesp, destaca a importância de o Brasil apoiar a autonomia venezuelana, mas com cautela para não fornecer munição à oposição. Leandro Consentino, cientista político do Insper, aponta que Lula pode estar pagando um preço pelo alinhamento ideológico com a Venezuela.

Lula viu sua popularidade ser afetada negativamente quando abordou a situação da Venezuela anteriormente. Recentemente, o presidente calibrou seu discurso para não reconhecer os resultados eleitorais e cobrar mais transparência de Maduro. A cientista política Denilde Holzhacker, da ESPM, destaca a necessidade de cautela do governo Lula devido às incertezas sobre a reação interna venezuelana e o impacto eleitoral. Marsílea Gombata ressalta a importância de Lula se posicionar sem arriscar demais, considerando o histórico da diplomacia brasileira.

Os próximos passos do Brasil dependem da transição na Venezuela. Especialistas apontam incertezas sobre a reação interna do país, a sucessão após a queda de Maduro e a duração da intervenção americana. O governo realizou duas reuniões de emergência, com a participação remota de Lula, e considera a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, no comando na ausência de Maduro. O Brasil participará de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para reiterar sua posição a favor da soberania venezuelana e iniciar contatos com os EUA, conforme Maria Laura da Rocha, do Ministério das Relações Exteriores.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp