Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como

Campanha do governo federal quer desmitificar crença

Uma campanha do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançada nesta semana, visa alertar a população que não é preciso esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de uma criança. A iniciativa, chamada “Não Espere 24h”, foi lançada para lembrar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, neste sábado, 25.

Ao contrário, a recomendação é que a polícia seja notificada o mais rápido possível do sumiço. Quanto antes o desaparecimento é comunicado, maior a chance de localização da criança, destaca o ministério.

Levantamento da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do MJSP mostra que cerca de 20 mil pessoas de até 17 anos desaparecem, por ano, no Brasil. Dessas, cerca de 12 mil são encontradas.

“São cerca de 8 mil famílias que vivem na incerteza e angústia de não saber o paradeiro de seus entes queridos. A campanha visa expor essa realidade, além de fornecer informações relevantes para a prevenção de novos casos e orientações sobre as medidas a serem tomadas em caso de desaparecimento”, disse o coordenador-geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp/Senasp), Leandro Arbogast, em nota divulgada pela pasta.

O coordenador alerta ainda que as famílias informem às autoridades quando a criança ou adolescente é encontrado. Essa medida, segundo Argobast, é fundamental para que a pessoa deixe de continuar com registro de desaparecida nos sistemas de busca.

Saiba o que fazer quando uma criança some
De acordo com o ministério, o desaparecimento ocorre quando há uma quebra repentina na rotina. Assim que for notado, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil ou ligar para o 190.

As informações e os documentos considerados fundamentais para a busca da criança e do adolescente são:

Fotografia nítida e atual da pessoa desaparecida
Descrever as características físicas do desaparecido, como altura, cor da pele, idade, peso, tipo de cabelo, olhos etc.
Informar quais roupas e pertences a criança ou adolescente usava quando foi visto pela última vez
Informar sobre a rotina, estado emocional ou condições físicas
Apresentar dados do aparelho celular, como nota fiscal para busca do Imei
Informar dados sobre redes sociais
Contar em qual contexto ocorreu o desaparecimento
Informar se é possível coletar amostras de DNA em objetos do desaparecido ou de parentes
Após o registro do boletim de ocorrência, a polícia informa quais os passos para busca.

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Transição de governo em Aparecida de Goiânia: garantindo a continuidade dos serviços públicos em 2025

No município de Aparecida de Goiânia, a transição de governo tem sido uma prioridade para a equipe do prefeito eleito Leandro Vilela. Em mais uma reunião realizada na última segunda-feira, foram discutidas estratégias para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população durante a mudança administrativa. A preocupação do novo gestor é assegurar que os cidadãos não sejam prejudicados nesse período de transição.

Um dos pontos de destaque da reunião foi a área da educação, onde foram abordados temas como a criação de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a entrega de materiais escolares e a manutenção das estruturas escolares. Com o início do ano letivo de 2025 se aproximando, é fundamental garantir que tudo esteja preparado para receber os alunos da melhor forma possível.

Na área de infraestrutura, a preocupação com a continuidade dos serviços em andamento também foi evidenciada. O superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura assegurou que os contratos e processos necessários para a manutenção dos serviços, especialmente os de tapa-buracos, já estão sendo providenciados. A intenção é evitar que a população seja prejudicada, principalmente com a chegada do período chuvoso no início do próximo ano.

O secretário da Fazenda informou que a atual gestão está empenhada em encerrar o ano com o fluxo de caixa equilibrado, garantindo assim uma transição financeira mais tranquila. Além disso, foi solicitado que os relatórios apresentados sejam mais claros e objetivos, facilitando a análise e compreensão das informações por todos os envolvidos no processo de transição.

Leandro Vilela reforçou o compromisso de uma gestão eficiente, transparente e colaborativa, agradecendo à atual administração pelo apoio no processo de transição. Com a colaboração de ambas as equipes, a expectativa é que o novo governo inicie suas atividades em janeiro com todos os serviços essenciais em pleno funcionamento. A transparência e a cooperação são fundamentais para garantir o bem-estar da população de Aparecida de Goiânia.

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