Desarmamento do Hezbollah avança no Líbano em meio a tensões com Israel

desarmamento-do-hezbollah-avanca-no-libano-em-meio-a-tensoes-com-israel

O desarmamento do Hezbollah segue avançando no Líbano, enquanto Israel continua realizando ataques na região. De acordo com o acordo de cessar-fogo, cabe ao Exército libanês desmontar a infraestrutura do Hezbollah e confiscar quaisquer armas não autorizadas em posse do grupo.

As Forças Armadas do Líbano anunciaram que concluíram a “primeira fase” do envio de tropas para o sul do país, considerando este um grande avanço. O Exército libanês enfatizou a importância de colocar as armas exclusivamente sob controle do Estado, removendo qualquer poder do Hezbollah sobre elas, especialmente nas áreas ao sul do rio Litani.

No entanto, mesmo com o progresso do desarmamento, Israel tem aumentado a pressão com ataques que violam o cessar-fogo vigente entre os países. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, criticou as medidas adotadas até o momento para desarmar o Hezbollah, declarando-as insuficientes.

Desde o início do acordo de cessar-fogo, o Exército libanês tem se concentrado na segurança das áreas evacuadas pelas tropas israelenses, embora alguns locais ainda permaneçam sob ocupação do país vizinho. O bloco parlamentar ligado ao Hezbollah afirmou que o Líbano, incluindo o grupo, cumpriu seus compromissos e pediu que o governo libanês obrigue Israel a cumprir suas obrigações.

Enquanto se espera um progresso na questão do desarmamento, o chanceler iraniano, em visita ao Líbano, reafirmou o apoio de Teerã ao Hezbollah como grupo de resistência, sem interferir em seus assuntos internos. No entanto, houve um apelo para que o apoio iraniano seja direcionado ao Estado libanês e suas instituições, visando fortalecer o país como um todo.

Em meio a essas negociações e tensões, Israel realizou um ataque aéreo que resultou na morte de um membro do Hezbollah. O Exército israelense justificou a ação afirmando ser uma resposta às violações do cessar-fogo pelo grupo. Enquanto isso, o Líbano busca ampliar suas relações econômicas com o Irã, visando o benefício de ambos os países e de seus povos.

Com a pressão internacional e os esforços diplomáticos em curso, a questão do desarmamento do Hezbollah no Líbano continua sendo um tema sensível e complexo, com desafios a serem superados pelas partes envolvidas. A busca por estabilidade e segurança na região permanece como um objetivo primordial a ser alcançado através do diálogo e cooperação entre os países.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp