Descarrilamento inédito na Linha 4-Amarela causa interrupção no transporte público

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A Linha 4-Amarela teve o primeiro descarrilamento de sua história na manhã desta terça-feira (9). O incidente ocorreu logo após o trem sair da Estação Vila Sônia em direção à Luz. O último carro da composição saiu dos trilhos, e a estrutura do trem chegou a partir ao meio, gerando cenas de desespero entre os passageiros que estavam a bordo.

O descarrilamento na Linha 4-Amarela, que teve sua operação comercial iniciada em junho de 2010, marca um acontecimento inédito desde a concessão da linha à Concessionária ViaQuatro, válida por 30 anos. Além deste evento, em 2025, outros três descarrilamentos foram registrados em linhas da Grande São Paulo, todos pertencentes à CPTM. Os incidentes ocorreram em diferentes datas e trechos das linhas 7-Rubi, 11-Coral e Pátio Roosevelt.

Os vídeos feitos por passageiros dentro do túnel após o descarrilamento mostram o desespero e a tensão vividos no momento. Um segurança perguntou sobre feridos e pediu que todos permanecessem sentados enquanto um funcionário tentava acalmar os passageiros. Posteriormente, foi orientado que desembarcassem e caminhassem pelos trilhos no escuro até retornarem à Estação Vila Sônia. Algumas pessoas demonstraram medo de sair da composição, evidenciando o impacto emocional do evento.

O acidente na Linha 4-Amarela levou à interrupção parcial da operação na linha, com três passageiros necessitando de atendimento médico devido a crises nervosas. Apesar disso, nenhum dos passageiros precisou ser encaminhado ao hospital. A circulação entre as estações Vila Sônia e Paulista foi suspensa, acionando o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para disponibilizar ônibus gratuitos no trecho afetado.

Enquanto a operação da Linha 4-Amarela foi retomada entre as estações Luz e Paulista, a ViaQuatro não forneceu prazo para a normalização do serviço entre Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi. A concessionária está investigando as causas do descarrilamento e trabalhando para reparar os danos, em meio aos transtornos enfrentados pelos clientes devido ao incidente.

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