Descarte correto: Ecopontos em Ribeirão Preto recebem óleo vegetal usado, veja endereços

Ecopontos em Ribeirão Preto passam a receber óleo vegetal usado; veja como fazer descarte correto

Uma xícara despejada irregularmente pode contaminar cinco mil litros de água, diz professora da USP. Produto pode ser levado a qualquer um dos oito ecopontos da cidade. Veja endereços.

A partir desta segunda-feira (25), todos os ecopontos de Ribeirão Preto (SP) [https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/cidade/ribeirao-preto/] passam a receber óleo vegetal usado para que seja feito o descarte correto do material (veja abaixo o endereço dos ecopontos).

♻ O objetivo é diminuir o impacto ambiental além de reaproveitar o material para que seja transformado em sabão.

A professora Lúcia Campos, da faculdade de química da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, conta que mesmo em pouca quantidade, o óleo pode contaminar a água para consumo e prejudicar o meio ambiente.

> “Uma xícara de óleo pode chegar a contaminar cinco mil litros de água do rio, por exemplo. Uma vez que isso entra no rio, o óleo vai se espalhando e isso pode gerar o sufocamento das espécies vivas, pode também danificar os olhos de animais, de peixes. É uma série de acontecimentos que muitas vezes a pessoa não tem ideia que pode causar”.

Óleo vegetal usado em frituras pode ser descartado nos ecopontos em Ribeirão Preto, SP — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

👍 A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Ribeirão Preto com uma empresa de sabão. O morador que fizer o descarte deve seguir as seguintes orientações:

* O óleo deve ser adicionado em garrafas PETs ou qualquer outro recipiente resistente, sempre fechado corretamente para não vazar;
* O limite de descarte é de até cinco litros por usuário;
* O óleo deve estar frio, para não causar queimaduras.

A professora explica que muitas pessoas acreditam que o óleo precisa ser filtrado para realizar o descarte. No entanto, é possível apenas retirar as partículas maiores, colocar em um recipiente e levar para um ecoponto.

Ecopontos de Ribeirão Preto (SP) passam a receber óleo vegetal usado para descarte regular — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

DETERGENTE NÃO ELIMINA ÓLEO

🥘 Muitas pessoas têm o costume de jogar o óleo na pia da cozinha após o uso no preparo de alimentos. Para isso, algumas misturam o material com detergente e água quente, o que causa a impressão de que o óleo foi dissolvido.

> “Isso não é verdade, porque logo esse óleo começa a se separar do resto da água e vai ficando sólido. Esse sólido vai entupindo a tubulação, ainda mais que está cheia de matéria orgânica. Esse óleo vai se colando na tubulação, diminuindo o seu diâmetro e entupindo”, explica Lúcia.

O descarte correto pode não apenas diminuir os impactos ambientais, mas também contribuir para o bom funcionamento da casa.

A NATUREZA AGRADECE

🌳 Antes mesmo desta nova iniciativa, o protético dentário Ricardo Corona já se preocupava em descartar o óleo corretamente. No condomínio onde mora, além de recolher o lixo reciclável, eles cuidam também do descarte desse material.

> “A gente tem um respeito com a natureza e sabendo que a natureza vai nos devolver essa malcriação de descartar no ralo da pia ou até mesmo em outros locais. Eu vejo que é um avanço para a cidade ter um ecoponto, assim como já existe para descarte de outros materiais, como pilha e isopor”.

A professora Lúcia Campos explica que, atualmente, a população se preocupa mais com a contaminação ambiental. O descarte nos ecopontos é uma alternativa para reaproveitar o óleo em forma de biodiesel, na forma de sabão, o que leva a uma maior sustentabilidade.

O jardineiro Doriedson Trevizantem o costume de descartar outros materiais, como madeira, nos ecopontos. Ele vê com bons olhos a alternativa para o óleo a partir de agora.

> “A gente às vezes usa um óleo de fritura, alguma coisa, então a gente já aproveita pra reciclar também. Se você joga no ralo ele entope e polui também, porque óleo polui, então é melhor descartar no lugar certo. Além de reutilizar, a gente não vai ficar poluindo o meio ambiente e sujando a cidade”.

Ecopontos de Ribeirão Preto (SP) passam a receber óleo vegetal usado para descarte regular — Foto: Marcelo Moraes/EPTV

ECOPONTOS

🚩Veja abaixo a lista com o endereço dos oito ecopontos em Ribeirão Preto. Todos funcionam diariamente das 7h às 19h.

* Ecoponto Adelino Simioni
Endereço: Avenida General Euclides de Figueiredo, 120

* Ecoponto Jardim Diva Tarlá de Carvalho
Endereço: Avenida Doutor Fernando Mendes Garcia, 3480

* Ecoponto Conjunto Habitacional Alexandre Balbo
Endereço: Avenida Ettore e Aurora Corauci, 1375

* Ecoponto Jardim Centenário
Endereço: Rua Arthur Ramos, 1185

* Ecoponto Jardim Santos Dumont
Endereço: Rua Guará, 2225

* Ecoponto Jardim das Palmeiras II
Endereço: Rua Poeta Fernando Pessoa, 15

* Ecoponto Jardim Paiva
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilella, 1285

* Ecoponto Jardim São Fernando
Endereço: Avenida Miguel Padulla, 400

Veja mais notícias da região no DE Ribeirão Preto e Franca.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Garanta Água Pura e Gelada com os Purificadores Viváx IBBL: Design e Proteção em Perfeita Harmonia

Apaixone-se pela linha de purificadores Viváx IBBL: design e proteção em perfeita harmonia

Cinco produtos, um único propósito: hidratação segura com design moderno.

1 de 2 A DE está lançando a família completa do purificador Viváx — Foto: DE/Divulgação

A DE está lançando a família completa do purificador Viváx — Foto: DE/Divulgação

Quem já saiu em busca de soluções para garantir a qualidade da água sabe que a melhor opção para suprir essa necessidade é o purificador de água. Mas, com tantas opções no mercado, fica difícil saber qual escolher. Para algumas pessoas, o foco no critério de escolha é a eficiência na purificação, para outras, é a capacidade de entrega de água gelada, e há aquelas que priorizam o design para compor o conjunto com os demais eletrodomésticos e eletroportáteis. A boa notícia é que a DE oferece todos esses atributos com o lançamento da linha Viváx.

O purificador de água natural Viváx é um sucesso de vendas desde que foi lançado, em setembro de 2019. Com estrutura supercompacta, entrega de água pura em temperatura natural e design único, o Viváx IBBL ganhou espaço em milhares de cozinhas e áreas gourmet de casas e apartamentos.

Apaixonados pelo design clean e moderno deste primeiro modelo Viváx, os consumidores nos pediram um upgrade: o mesmo produto, mas com oferecimento de água gelada. A DE os ouviu e lança agora a família completa, com quatro novas opções que unem design de ponta, praticidade de uso e de manutenção, alta capacidade de refrigeração e a tecnologia de purificação que já é referência.

Os diferentes modelos atendem a diferentes públicos e ambientes, variando conforme a capacidade de refrigeração, (0,94 l/h ou 1,5 l/h); modo de acionamento (registro ou touch) e versão do refil (com o novo refil C+3 Max – outro lançamento da marca – que conta com maior capacidade de purificação; ou o CZ+7, com eficiência bacteriológica).

Confira os diferenciais de cada produto:

Viváx Max

Com capacidade de refrigeração de 0,94 l/h, o modelo Viváx Max é ideal para famílias pequenas e traz uma novidade para o portfólio da DE: o novo refil C+3 Max, com vida útil prolongada, chegando a até 12 meses ou 4.500 litros de purificação até que a troca seja necessária. A tecnologia do refil C+3 Max permite o controle de proliferação de bactérias, retenção de micropartículas presentes na água, redução máxima do cloro e eliminação de odores e sabores indesejados.

Viváx Defense

O Viváx Defense entrega a mesma capacidade de refrigeração do modelo anterior, porém conta com um diferencial na purificação da água, pois sai de fábrica com o refil CZ+7, que possui eficiência bacteriológica, tornando a água livre de bactérias do tipo E.Coli. Além disso, também elimina gostos e odores, retém micropartículas e reduz o cloro livre.

Por contar com essa ação de eliminação de bactérias, o Viváx Defense é o modelo ideal para quem busca mais cuidado com a saúde.

Viváx Pro

O Viváx Pro oferece performance satisfatória para ambientes com maior circulação de pessoas, podendo ser instalado em pequenos negócios, como comércios e escritórios, além, é claro, de lares com grandes famílias. Isso graças a sua capacidade de refrigeração: 1,5 l/h.

A capacidade de entrega de água gelada superior somada ao refil C+3 Max, que também acompanha esse modelo, faz do Viváx Pro um purificador de água altamente eficiente, é a garantia de até 1 ano de água pura e gelada para suprir a necessidade de uso de diversos ambientes.

Viváx Touch

Para os amantes de tecnologia, o Viváx Touch é o membro mais sofisticado da família Viváx, com acionamento touch.

O modelo entrega água natural e gelada livre de bactérias, com refil CZ+7, e também pode ser instalado em ambientes em que a demanda de água gelada é maior, pois possui capacidade de refrigeração de 1,5 l/h.

2 de 2 O Viváx é um sucesso de vendas desde que foi lançado — Foto: DE/Divulgação

O Viváx é um sucesso de vendas desde que foi lançado — Foto: DE/Divulgação

ATRIBUTOS COMUNS AOS NOVOS PURIFICADORES DA LINHA VIVÁX IBBL

Além dos diferenciais de cada produto, a linha Viváx conta com atributos em comum, características exclusivas da tecnologia DE. Para todos os modelos, o acionamento de água é independente: um registro/botão para água natural e outro para água gelada. Além disso, todos os produtos estão disponíveis nas cores branco, prata e preto.

Os modelos contam também com visor transparente do compartimento do refil, que permite a fácil visualização da data indicada para próxima troca, o que proporciona mais praticidade no dia a dia.

Outras características marcantes são a bica fixa com arejador (que encorpa o fluxo de água, deixando-o mais coeso e evitando o efeito splash) e a pingadeira removível com indicador de nível, para mostrar quando está cheia e precisa ser esvaziada.

Você pode comprar seu purificador através da nossa loja on-line. Clique aqui e confira!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp