Descarte irregular de lixo no Brás aumenta risco de alagamentos em SP: veja medidas da prefeitura

descarte-irregular-de-lixo-no-bras-aumenta-risco-de-alagamentos-em-sp3A-veja-medidas-da-prefeitura

Lixo descartado por lojas do Brás entope bueiros e aumenta risco de alagamentos na Zona Central de SP

De acordo com a prefeitura, as equipes de varrição retiraram, em 2025, 82 mil toneladas de lixo das ruas da capital — número recorde, sem contar o mês de dezembro. O volume representa um aumento de 9% em relação a 2024.

Sacos com restos de tecido, plástico, vidro e até marmitas foram encontrados dentro de bocas de lobo na Rua Monsenhor de Andrade, no Brás, região central de São Paulo, ao longo desta semana. O descarte irregular de lixo, feito principalmente por comércios de roupas, tem obstruído a drenagem e aumentado o risco de enchentes no bairro.

Dentro sacos de lixo empilhados em cima de bueiros, era possível identificar resíduos têxteis, descartados por lojas da região.

A poucos quilômetros dali, funciona um ecoponto têxtil inaugurado pela prefeitura no ano passado, justamente para receber restos de tecido e sobras de produção do comércio popular.

Segundo o secretário municipal das Subprefeituras, Fabrício Cobra Arbex, a cidade conta atualmente com 130 ecopontos para descarte gratuito de resíduos. Em muitos casos, os sacos aparecem rasgados, com o conteúdo espalhado.

“O ecoponto têxtil, que é o primeiro do país específico para tecidos, ali na região do Brás, só no último mês recebeu 700 toneladas de tecidos”, disse.

Mesmo assim, parte do material continua sendo descartada nas calçadas. Em muitos casos, os sacos aparecem rasgados, com o conteúdo espalhado. Segundo a prefeitura, o lixo acaba sendo revirado por pessoas em situação de rua em busca de comida ou material reciclável para venda.

RECORDE DE LIXO RECOLHIDO

De acordo com a prefeitura, as equipes de varrição retiraram, em 2025, 82 mil toneladas de lixo das ruas da capital — número recorde, sem contar o mês de dezembro.

Ainda assim, a fiscalização não consegue acompanhar o ritmo do descarte irregular. Somente neste ano, já foram aplicadas 1.252 multas. Uma equipe da limpeza urbana esteve na Rua Monsenhor de Andrade para desobstruir uma das bocas de lobo. Dentro do bueiro, os funcionários encontraram marmitas, vidro, plástico, terra e concreto fresco.

Após a retirada dos resíduos, foi possível ver novamente o canal por onde a água deve escoar para as galerias pluviais.

PREFEITURA PEDE COLABORAÇÃO

Segundo o secretário Fabrício Cobra Arbex, a prefeitura realiza a limpeza de forma rotineira, mas afirma que o descarte irregular compromete o sistema de drenagem.

“É visível o lixo que é acumulado de forma rápida. A prefeitura tem feito a sua parte com limpeza, mas a população precisa colaborar e não descartar lixo nas ruas da cidade”, afirmou.

A Prefeitura de São Paulo informou ainda que realiza ações de prevenção ao longo de todo o ano e que intensifica os serviços de Zeladoria nos períodos de chuva.

MAIS LIDAS
Lollapalooza 2026 encerra com Tyler, The Creator, Lorde e mais.
Estreante no país toma o lugar da Fiat como patrocinadora
Lollapalooza 2026 abre os portões para o terceiro dia de

A base governista em Goiás ganhou um reforço de peso

Um socavón de grandes dimensões apareceu na reta principal do
Gustavo Petro chega a plenária do foro Celac-África em Bogotá
Presidente Lula defendeu soberania nacional em relação às terras raras