Descarte irregular de testes de COVID, HIV e Hepatite em Bambuí: risco biológico preocupa cidade

Risco biológico: testes de COVID, HIV e Hepatite são descartados de forma irregular em Bambuí

O caso de descarte irregular de testes de COVID-19, HIV e Hepatite em Bambuí tem gerado preocupações na cidade. Cerca de 45 caixas com os materiais vencidos foram encontrados em um imóvel pertencente à Prefeitura, após denúncia feita à Câmara de Vereadores. A Polícia Civil está investigando o caso, que representa um grave risco biológico para a população.

A Vigilância Sanitária esteve no local e constatou o perigo de contaminação devido à natureza dos testes de saúde descartados de forma inadequada. O imóvel foi interditado, porém, os materiais ainda permanecem no local. Segundo a Prefeitura, a permanência dos testes se deve à aguardo da realização de uma perícia pela Polícia Civil. A situação levanta questionamentos sobre a falta de cuidado e responsabilidade no descarte de produtos sensíveis à saúde.

O prefeito Firmino Júnior (PODE) explicou ao Diário do Estado que o imóvel onde os materiais foram encontrados não estava sendo utilizado há algum tempo. Até então, apenas cabos e equipamentos antigos estavam armazenados no local. A falta de estrutura adequada e condições precárias do imóvel levantam dúvidas sobre a gestão e controle dos materiais armazenados.

Além dos testes, foram encontrados no local diversos produtos odontológicos, incluindo reagentes e anestesias vencidos. A situação reforça a necessidade de medidas mais rigorosas para garantir o descarte correto de materiais de saúde, evitando riscos à saúde da população. A investigação em andamento pela Polícia Civil e a interdição do imóvel são passos importantes para esclarecer as circunstâncias do ocorrido e tomar as devidas providências.

A assessoria da Polícia Civil informou ao Diário do Estado que foi instaurado um inquérito para investigar o caso. A solicitação de um relatório à Vigilância Sanitária sobre a situação encontrada no local será fundamental para subsidiar as investigações em andamento. É essencial que sejam apuradas as responsabilidades e adotadas medidas para evitar situações semelhantes no futuro, garantindo a segurança e saúde da população de Bambuí.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Acidente fatal na BR-040: adolescente e mulher morrem em Conselheiro Lafaiete, MG

Acidente deixa adolescente e mulher mortas na BR-040, em MG

Batida entre caminhonete e carro foi registrada na altura de Conselheiro Lafaiete, na Região Central do estado, na tarde desta terça-feira (7).

1 de 1 Acidente na BR-040, em Conselheiro Lafaiete, na tarde desta terça-feira (7) — Foto: Redes sociais

Acidente na BR-040, em Conselheiro Lafaiete, na tarde desta terça-feira (7) — Foto: Redes sociais

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo um carro e uma caminhonete na BR-040, em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (7).

Segundo o Corpo de Bombeiros, testemunhas informaram que chovia no momento da ocorrência. O motorista da caminhonete teria perdido o controle da direção, quando o veículo rodou na pista e bateu no carro.

Quatro pessoas de uma mesma família estavam no automóvel. Uma adolescente de 16 anos ficou presa às ferragens e morreu no local. A mãe, a irmã e o padrasto dela foram levados por ambulâncias para um hospital da cidade.

Uma mulher de 29 anos que estava na caminhonete foi ejetada na via e não sobreviveu. O namorado dela, que também ocupava o veículo, teve ferimentos leves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MG), o acidente gerou reflexos no trânsito. A pista foi totalmente liberada antes das 19h.

VÍDEOS MAIS VISTOS NO Diário do Estado:

50 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp