Descontos de até 70% e comércio focado em brasileiros: turismo de compras no Paraguai e melhores épocas para aproveitar os preços baixos.

descontos-de-ate-7025-e-comercio-focado-em-brasileiros3A-turismo-de-compras-no-paraguai-e-melhores-epocas-para-aproveitar-os-precos-baixos

Descontos de até 70% e comércio focado em brasileiros: conheça turismo de compras no Paraguai, regras e melhor época para gastar no país vizinho

Cerca de 100 mil pessoas cruzam diariamente a Ponte da Amizade, que conecta Cidade do Leste, no Paraguai, a Foz do iguaçu, no Paraná.

As compras em Cidade do Leste, no Paraguai, atraem anualmente milhões brasileiros que cruzam a Ponte Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e movimentam o chamado “turismo de compras”. Assista ao vídeo acima.

Considerada a fronteira terrestre mais movimentada do país, atravessam a ponte cerca de 100 mil pessoas por dia, muitas delas paranaenses, segundo pesquisa recente do Centro Universitário Dinâmica da Cataratas em parceria com a Receita Federal do Brasil, que faz controle aduaneiro na região.

Entre estas pessoas, estão estudantes que cursam medicina na cidade paraguaia, trabalhadores do comércio, mas, principalmente, pessoas em busca de produtos baratos. Os preços, muitas vezes mais baixos que no Brasil, se justificam, em parte, pela menor carga tributária no país vizinho – e também pela variação do dólar, que precifica as operações no país.

Eletrônicos e perfumes lideram a lista dos itens mais buscados no outro lado da fronteira, segundo a Receita Federal. Também se destacam roupas, calçados, acessórios em geral e bebidas.

A cidade paraguaia tem 325 mil habitantes e economia baseada especialmente no comércio. Segundo a Câmara de Comércio de Cidade do Leste, atualmente o micro centro comercial da cidade possui cerca de quatro mil estabelecimentos comerciais, incluindo os localizados em shoppings centers.

Os itens mais buscados são os eletrônicos, como celulares, tablets, smartwatches e televisores que podem custar até metade do preço em alguns casos.

Outros itens, como produtos de beleza e perfumaria também estão entre os mais procurados pelos turistas. Os itens dos mais variados preços e diferentes marcas e tecnologias podem ser vistos expostos em bancas e vitrines, que enchem os olhos dos clientes nos grandes shoppings, assim como nos tradicionais comércios de rua, como bancas e pequenas galerias, que não passam despercebidos pela variedade e valores acessíveis.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp