Audrey Kathleen Hepburn-Ruston, mais conhecida como Audrey Hepburn, foi uma atriz e filantropa britânica. Após pequenas aparições em vários filmes, ela estrelou na Broadway na peça Gigi depois de ter sido descoberta pela romancista francesa Colette, em cujo trabalho a peça foi baseada. Seja como atriz, ícone da moda, embaixadora da UNICEF ou como pessoa, a atriz é um dos maiores ícones da história do cinema com momentos e filmes que marcaram história, como o clássico Bonequinha de Luxo (1961). Após 60 anos do lançamento do icônico e famoso filme Bonequinha de Luxo e quase três décadas depois de sua morte, Audrey Hepburn está de volta aos holofotes em um novo longa biográfico sobre sua vida, conduzido pela Apple. Confira na lista abaixo 10 curiosidades e fatos interessantes sobre a atriz.
10. Audrey nunca conseguiu superar o que sofreu durante a ocupação nazista na Holanda. Ela sonhava em se tornar bailarina clássica, mas ao invés disso teve que lutar por sua sobrevivência. Nesse período, mais de 22 mil pessoas morreram de fome ou frio, pois os nazistas confiscavam toda a comida. Vários amigos e parentes da estrela foram mortos.
9. Bonequinha de Luxo (1961) é o filme mais marcante da carreira de Hepburn, mas a atriz quase não ficou com o papel de Holly Golightly. A primeira escolha de Truman Capote, o autor do livro que deu origem ao filme, era Marilyn Monroe. Segundo a Marie Claire EUA, Monroe não aceitou pois foi aconselhada a não interpretar uma “dama da noite.”
8. Audrey não estava dentro dos “padrões de beleza” da década de 50. Por isso, durante a escolha do figurino para o filme “A Princesa e o Plebeu”, Edith Head tentou disfarçar inúmeras “imperfeições” físicas em Audrey. Dentre elas, estava: usar colares e lenços para disfarçar o pescoço fino e comprido e usar cintos para disfarçar a cintura considerada muito fina.
7. Audrey Hepburn era poliglota. Nascida em uma pequena aldeia belga, a mãe era holandesa e o pai britânico. Ela falava fluentemente inglês, holandês, francês, italiano e espanhol.
6. Audrey era viciada em chocolate, sorvete e vinho. Durante a guerra, a atriz recebeu sete barras de chocolate de um soldado holandês. Isso a ajudou a sobreviver durante a ocupação alemã, e contribuiu para que durante toda a sua vida Audrey Hepburn devorasse chocolates sempre que os visse. Além disso, o doce vivia espalhados por toda a casa, nos quartos e salas. Audrey também amava macarrão e vinho, principalmente o escocês.
5. Audrey Hepburn é uma das 17 pessoas do mundo consideradas EGOT. O termo surgiu para representar os artistas premiados em todas as maiores premiações do cinema, música e teatro: Emmy (E), Grammy (G), Oscar (O) e Tony (T).
4. A parceria e amizade de Audrey com o estilista Givenchy, durou muitos anos e, deu início a evolução da Audrey estrela de cinema, para ícone da moda.
3. Ainda muito jovem, também durante a Guerra, Audrey participou ativamente dos movimentos da Resistência. Fez espetáculos de dança clandestinos para angariar fundos, abrigou garotas refugiadas em sua casa, além de transportar recados políticos, que escondia dentro das sapatilhas de dança.
2. Audrey foi casada três vezes. A primeira com o ator Mel Ferrer durante 15 anos, a segunda com o psiquiatra Andrea Dotti durante 13 anos e a terceira com o ator Robert Wolders, que ficou ao lado dela até sua morte. Segundo Dotti, Audrey dizia que Robert foi o homem que mais amou na vida.
1. A elegância de Audrey revolucionou o padrão de beleza das mulheres da época, fugindo cada vez mais do estilo pin-up em benefício de um visual mais simples, acessível e, ao mesmo tempo, impecável e sofisticado.