Descubra 5 alimentos que desintoxicam o fígado: veja a lista do médico

Médico lista 5 alimentos para desintoxicar o fígado. Veja quais

Uma alimentação desbalanceada e hábitos inadequados podem sobrecarregar o fígado. Felizmente, alguns alimentos podem ajudar.

O fígado é um órgão muito importante para o corpo humano. Ele atua na metabolização de nutrientes, na desintoxicação do organismo e na produção de substâncias essenciais para a saúde. Mas a má alimentação ou a exposição a toxinas podem gerar danos ao órgão.

Existem alguns hábitos que podem afetar bastante a função do fígado. A má alimentação, com a ingestão excessiva de gorduras, açúcares e alimentos processados, aliada à exposição a toxinas como álcool, drogas ou produtos químicos, pode ocasionar danos ao órgão, afetando metabolismo e filtragem de toxinas podendo gerar, por exemplo, uma hepatite”, explica o cardiologista Roberto Yano.

É POSSÍVEL “LIMPAR” O FÍGADO?

Segundo o médico Roberto Yano, quando se trata de “limpar o fígado”, na verdade o que ocorre é um processo de desintoxicação.

“O fígado realiza a desintoxicação de forma natural, mas é possível estimular esse processo para torná-lo mais eficaz. Essa preocupação não deve ser um cuidado apenas ocasional, mas recorrente”, destaca.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A DESINTOXICAR O FÍGADO

Pensando nisso, o especialista indica 5 opções alimentares que contribuem para a limpeza do fígado:

1 – Vegetais crucíferos
“Vegetais [como o brócolis, rabanete, couve-flor e nabo possuem compostos fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles ajudam a ativar as enzimas do fígado e com seus nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, contribuem com a eliminação de toxinas”, afirma Yano.

2 – Beterraba
“Ela é rica em antioxidantes, que contribuem para neutralizar os radicais livres. Além disso, a beterraba possui betaína, um composto que auxilia no processo de desintoxicação hepática”, destaca.

3 – Alho
“Esse é um excelente antioxidante e anti-inflamatório natural, também é associado à desintoxicação devido a compostos, como a alicina, que contribui para estimular enzimas hepáticas que auxiliam no processo de ‘limpeza do fígado’”, diz o especialista.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CNJ investiga juízes que jantaram com empresário Luciano Hang

CNJ Investigação: Juízes e Luciano Hang - Conflito de Interesses em Foco

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou uma investigação preliminar envolvendo juízes de Santa Catarina que participaram de um jantar com o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan. O jantar aconteceu em 16 de dezembro em Brusque, no interior de Santa Catarina, na inauguração da Casa Renaux.

A investigação, coordenada por Mauro Marques, surgiu devido a preocupações sobre potenciais conflitos de interesses, especialmente considerando que alguns desses juízes, como Saul Steil e Jairo Fernandes Gonçalves, são relatores de processos em que Luciano Hang é parte ou estão envolvidos em colegiados que julgarão ações relacionadas ao empresário.

Além disso, também estava presente a desembargadora Haidée Grin, que foi relatora de um recurso interposto por um professor que já foi condenado a pagar R$ 20 mil ao empresário.

Em nota, o Tribunal de Santa Cantarina informou que “o princípio da independência funcional garante aos magistrados a autonomia e a imparcialidade necessárias ao exercício de suas funções”.

Interesses

Luciano Hang é alvo de vários processos judiciais, e a participação de desembargadores em um jantar promovido por ele levantou questionamentos sobre a imparcialidade e a ética dos magistrados. Quatro dos desembargadores presentes no jantar são responsáveis por relatar processos ou integrar colegiados que irão julgar ações envolvendo o empresário.

A investigação do CNJ visa esclarecer se houve qualquer violação de normas éticas ou de conduta pelos juízes envolvidos. A entidade está atenta para garantir a transparência e a integridade do sistema judiciário, especialmente em casos onde a imparcialidade dos juízes pode ser questionada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp