Trilhas, ecovila e belas paisagens naturais: conheça a ‘ilha da Mata Atlântica’ localizada em Caruaru
Serra dos Cavalos é um dos principais pontos turísticos da Capital do Agreste e oferece diversos tipos de trilhas, árvores raras e possui importância ambiental para toda região. Passear pela Serra dos Cavalos é uma experiência única e enriquecedora para os amantes da natureza, que buscam um refúgio do centro urbano de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A reserva ambiental está localizada há aproximadamente 15 quilômetros da área urbana e pode ser acessada através da BR-232.
O parque, carinhosamente conhecido como Serra dos Cavalos, é famoso por suas boas trilhas, riachos, belas cachoeiras e pela sensação de paz e tranquilidade que transmite aos visitantes. Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de se deparar com uma variedade de plantas, muitas delas exclusivas do bioma da Mata Atlântica. Diversas espécies de animais habitam a região, incluindo raridades como o Pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa) e o pinheiro do Nordeste, únicos da região.
Com 359 hectares de extensão, a Serra dos Cavalos é um verdadeiro refúgio natural em meio à Caatinga, caracterizando-se como uma “ilha” de Mata Atlântica na região. Além de ser um local de preservação da flora e fauna locais, a Serra desempenha um papel fundamental na produção de oxigênio, na absorção de gases tóxicos e na regulação da temperatura da região, conforme destacado pelo biólogo Alexandre Nunes.
Ao chegar na sede do parque, os visitantes são recebidos com uma breve apresentação sobre os brejos de altitude, a história do parque e suas atrações, além de receber orientações para uma visita segura e proveitosa. Com sete roteiros de trilhas disponíveis, o parque oferece opções para todos os gostos, com caminhos à sombra de enormes árvores e em um clima ameno devido à altitude. Os passeios variam de 1 a 12 quilômetros e possuem diferentes níveis de dificuldade, contemplando atrações como riachos, cachoeiras, vistas panorâmicas e ruínas históricas.
As trilhas são identificadas por nomes e cores específicas, como Passeio do Parque (Rosa), Passeio dos Açudes (Laranja), Desafio das Corredeiras (Verde), Desafio Floresta dos Pinheiros (Azul), Desafio Amazônia do Agreste (Roxo), Desafio Floresta de Gigantes (Vermelho) e Jornada Serra dos Cavalos (Amarelo). Cada uma delas reserva uma experiência única e enriquecedora para os aventureiros.
O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, mais conhecido como Serra dos Cavalos, funciona das 7h às 16h, de terça-feira a domingo. O acesso às trilhas é permitido das 7h às 14h, com permanência autorizada até às 17h. É obrigatório o agendamento prévio pela internet para acessar as trilhas do parque, garantindo uma visita organizada e segura para todos os visitantes. Explore a natureza exuberante da Mata Atlântica em Caruaru e desfrute de momentos de conexão e contemplação no coração do Agreste pernambucano.




