Localizado em Baliza, região oeste de Goiás, o Salto Paraguassu impressiona com 96 metros de altura e uma trilha de 150 metros até o topo. Com a possibilidade de realizar um passeio ‘bate e volta’ com banho de cachoeira e contemplação, a cachoeira é uma atração imperdível para os visitantes. A visitação acontece diariamente das 8h às 17h e oferece uma experiência única em contato com a natureza. Além disso, o local conta com estrutura para camping, day use, trilhas e rapel.
O Salto Paraguassu é conhecido por ter sido o cenário de um episódio inusitado, quando um gavião-carijó atacou um drone sobrevoando a queda d’água. Mesmo com o susto, o drone permaneceu intacto. Os visitantes buscam no local, além do contato com a natureza, a oportunidade de praticar esportes radicais com segurança. A cachoeira é considerada um dos lugares mais bonitos do interior do Brasil, proporcionando momentos relaxantes e cheios de aventura.
Myla Braga, administradora de empresas e criadora de conteúdo de viagens, descreveu sua experiência no Salto Paraguassu como encantadora. Ao se deparar com a cachoeira de 96 metros, Myla destacou a água agradavelmente refrescante, ideal para o calor de Goiás. Apaixonada por viagens, fotografia e natureza, Myla escolheu incluir o Salto Paraguassu em suas aventuras e garante que valeu a pena.
O empresário João Paulo Farias, frequentador assíduo do Salto Paraguassu, considera o local sua segunda casa. Praticante de rapel e camping, João realça a beleza única da cachoeira e a importância de optar por empresas responsáveis para a prática de atividades radicais. Com seu cenário surreal, o Salto Paraguassu conquista visitantes que buscam aventura e contato com a natureza.
Em busca de proporcionar segurança e qualidade aos visitantes, em 2025 a cachoeira passou por uma auditoria para adquirir uma certificação de segurança em trilhas e atividades radicais. O proprietário da fazenda que abriga o Salto Paraguassu, Denner Paraguassu, investiu em um Sistema de Gestão de Segurança, participando do programa Jornada SGS do Sebrae Goiás. Com uma certificação oficial da ABNT em espera, o local visa garantir aos turistas uma experiência inesquecível com total segurança.
A história do Salto Paraguassu remonta à década de 1990, quando a fazenda onde se encontra a cachoeira foi adquirida pelo pai de Denner Paraguassu. Após assumir a administração em 2014, Denner dedicou-se a divulgar e expandir o acesso à cachoeira, enfrentando desafios e dificuldades iniciais. Atualmente, o local tornou-se uma referência em turismo de aventura na região de Baliza, atraindo visitantes em busca de experiências únicas.
Além de se encantar com o Salto Paraguassu, os turistas também têm a oportunidade de explorar Baliza, a 400 km de Goiânia. Com origem ligada às jazidas de diamantes descobertas em 1924, o município cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos. A cidade, cortada pelas rodovias GO-194 e GO-421, guarda em seu nome uma curiosidade relacionada a uma pedra no Rio Araguaia. Com uma infraestrutura que inclui banheiros, duchas, área de camping, quiosques e Wi-Fi, o Salto Paraguassu oferece uma experiência completa para os visitantes, com valores acessíveis e opções de lazer para todas as idades.




