Descubra a Gruta do Diogo: cachoeiras deslumbrantes e sítio arqueológico com mais de 11 mil anos em Serranópolis, Goiás

descubra-a-gruta-do-diogo3A-cachoeiras-deslumbrantes-e-sitio-arqueologico-com-mais-de-11-mil-anos-em-serranopolis2C-goias

Gruta do Diogo: conheça conjunto de cachoeiras de tirar o fôlego e sítio arqueológico com mais de 11 mil anos

Localizados em Serranópolis, atrativos naturais e culturais ainda são pouco conhecidos pelos goianos. Área turística costuma atrair trilheiros e turistas de outros estados, segundo um guia local.

Cachoeiras de tirar o fôlego, que formam piscinas de água transparente, e grutas com sítios arqueológicos que guardam registros de milhares de anos de antigos habitantes de Goiás. Localizado em Serranópolis, no sudoeste do estado, esse paraíso natural e cultural chama a atenção de internautas. Só no Instagram, dois vídeos com imagens impressionantes do local acumulam mais de 20 mil visualizações em menos de dois dias (veja acima).

Um dos principais atrativos da cidade é a Gruta do Diogo. Segundo a prefeitura, no local foram encontradas pinturas e gravuras rupestres, além de um esqueleto conhecido como “Zé Gabiroba”, com mais de 11,5 mil anos. Esse é apenas um exemplo do extenso conjunto arqueológico que o município possui, com 42 sítios catalogados com registros de ocupações humanas referentes a mais de 550 gerações.

Belezas de Serranópolis: à esquerda, a cachoeira do Rio Corrente. À direita, a cachoeira Canguçu, ao lado da Gruta do Diogo — Foto: Arquivo pessoal/Tiago Araújo

Autor dos dois vídeos, o fotógrafo Tiago Araújo avalia que a cidade, com tantos atrativos com grande potencial turístico, precisa ser mais reconhecida. O município, que completa 67 anos nesta sexta-feira (14), fica a aproximadamente 377 quilômetros de Goiânia.

À esquerda, cachoeira da Ponte de Pedra, cujo córrego faz divisa entre as cidades de Serranópolis e Jataí. À direita, entrada da Gruta do Diogo — Foto: Tiago Araújo

Nascido em Serranópolis, Rodrigo Oliveira, que é condutor turístico e estudante de história do Instituto Federal de Goiás (IFG), afirma que o município tem riquezas ainda pouco exploradas pelos goianos. Para ele, falta um incentivo maior por parte do poder público na divulgação no próprio estado. Um exemplo disso é que muitos turistas são de fora do estado, em geral grupos de trilheiros e pessoas interessadas no ecoturismo.

Pinturas rupestres em uma gruta na área da Pousada das Araras, em Serranópolis. Município possui dezenas de sítios arqueológicos — Foto: Tiago Araújo

Rodrigo explica que a Gruta do Diogo é só um dos pontos turísticos da cidade. Na gruta, existem dois sítios arqueológicos e duas grutas, objeto de pesquisa da PUC Goiás, além da cachoeira Canguçu, que fica ao lado. “Hoje, (a gruta) é o atrativo mais importante do ponto de vista da arqueologia”, disse ele, acrescentando que para chegar ao local é necessário estar acompanhado de guia por se tratar de uma área de estudo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp