Descubra a Ilha do Campeche, o Caribe catarinense com acesso controlado e tesouros arqueológicos

Conheça a Ilha do Campeche, ‘o Caribe catarinense’, que passou a ter acesso controlado por ingresso

Local tem areia branca, águas cristalinas e é tombado como patrimônio arqueológico e paisagístico nacional. Segundo a prefeitura de Florianópolis, novas diretrizes buscam “preservar o meio ambiente e garantir a segurança dos visitantes”.

1 de 3 Ilha do Campeche, em Florianópolis — Foto: Lucas Amorelli/ NSC

Ilha do Campeche, em Florianópolis é uma ilha que se destaca por sua areia branca e águas cristalinas em tons turquesa, que a credenciam como o “Caribe catarinense”. Além disso, é um patrimônio arqueológico de valor histórico inestimável, sendo um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.

Localizada em frente à Praia do Campeche, ela tem aproximadamente 1,6 km de comprimento e 500 metros de largura. Por determinação judicial, apenas 800 pessoas podem visitar o espaço por dia na ilha.

Tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Ilha do Campeche possui a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro, conforme o município.

➡️ A Ilha do Campeche é um verdadeiro paraíso, com sua praia de águas caribenhas e areia branca, trilhas terrestres e subaquáticas, sítios com inscrições rupestres e oficinas líticas, além de um monolito com cerca de 9 metros de altura.

2 de 3 Ilha do Campeche, em Florianópolis — Foto: Lucas Amorelli/ NSC

Outro ponto que faz a Ilha do Campeche tão especial são suas águas cristalinas. Segundo o geógrafo Aracídio de Freitas Barbosa Neto, a coloração da água é resultado de poucos rios nas proximidades e das correntes marítimas que banham a região.

Agora, para entrar na Ilha do Campeche, é necessário apresentar um bilhete individual, que deve ser solicitado previamente no site da prefeitura. O ingresso é gratuito, porém os custos ficam apenas para o transporte realizado por embarcações.

De acordo com a prefeitura, as novas diretrizes para transporte e desembarque de visitantes durante a temporada de verão buscam “preservar o meio ambiente, garantir a segurança dos visitantes e o cumprimento das cotas diárias de visitação, conforme determinação judicial.”

3 de 3 Ilha do Campeche, em Florianópolis — Foto: Leonardo Sousa/PMF

A Ilha do Campeche é reconhecida como o Caribe catarinense, sendo um destino imperdível para quem procura belezas naturais e patrimônio histórico em um só lugar. Se você deseja aproveitar esse paraíso, não deixe de garantir seu ingresso e deslumbrar-se com tudo o que a Ilha tem a oferecer.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motorista argentino é flagrado com 5 crianças na caçamba de caminhonete em Florianópolis

Motorista é flagrado levando 5 crianças e um adulto em caçamba de caminhonete em Florianópolis

Carro de argentino foi parado na noite de sexta-feira. Ele foi flagrado na SC-405, no bairro Campeche.

1 de 2 Motorista argentino é flagrado transportando 5 crianças e um adulto na caçamba de uma caminhonete — Foto: PMRv/Divulgação

Motorista argentino é flagrado transportando 5 crianças e um adulto na caçamba de uma caminhonete — Foto: PMRv/Divulgação

Um motorista argentino foi parado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ao ser flagrado transportando cinco crianças e um adulto na caçamba de uma caminhonete. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (10) em Florianópolis

O condutor foi parado em frente ao posto da PMRv na SC-405, no bairro Campeche. O caso foi divulgado pela corporação neste domingo (12).

Ele dirigia uma caminhonete Amarok. A PMRv não esclareceu se ele foi multado e se foi autorizado a seguir viagem.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê como infração, no inciso II do artigo 230, transportar pessoas em compartimento de carga.

FILHOS NO PORTA-MALAS

2 de 2 Crianças são transportadas em porta-malas em meio a cooler, sacolas e bola em SC — Foto: PRF/Divulgação

Crianças são transportadas em porta-malas em meio a cooler, sacolas e bola em SC — Foto: PRF/Divulgação

Recentemente, a mesma infração foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Um motorista foi flagrado transportando os dois filhos no porta-malas de um carro.

As duas crianças ainda dividiam o espaço apertado com um cooler, sacolas e uma bola. Neste caso, o condutor foi multado em R$ 586,94 e só seguiu viagem depois que parte dos passageiros foi para o carro de um amigo. O caso aconteceu em 5 de janeiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp