Descubra a ‘Rota da Lavanda’ em Morro Reuter: chope, cuca e erva-mate em novo atrativo do RS

descubra-a-rota-da-lavanda-em-morro-reuter3A-chope2C-cuca-e-erva-mate-em-novo-atrativo-do-rs

Chope, cuca, erva-mate e até sorvete: conheça ‘Rota da Lavanda’, novo atrativo turístico de cidade no RS

Roteiro turístico conta com 16 empreendimentos que têm a flor como atrativo. A intenção é valorizar o empreendedorismo local e proporcionar experiência sensorial.

A Rota da Lavanda, em Morro Reuter, é uma nova atração turística que encanta logo ao se deparar com os campos tingidos de lilás, que transformam a paisagem em uma verdadeira pintura. O aroma inconfundível da lavanda se espalha por toda a região, transmitindo uma experiência única e memorável. A flor se destaca como um dos maiores patrimônios da cidade e do estado, tornando o Rio Grande do Sul ainda mais especial com a introdução da Rota da Lavanda.

Morro Reuter, localizado a cerca de 60 km de Porto Alegre, conquistou esse título devido a ser o maior produtor de lavanda do Brasil, tornando-se uma referência no cultivo dessas flores tão encantadoras. Agora, o município pretende compartilhar toda essa experiência com os turistas que desejam se encantar com as belezas naturais e olfativas que a lavanda proporciona.

Ao todo, 16 empreendimentos fazem parte desse roteiro turístico, promovendo um turismo sustentável e contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo local. Os visitantes poderão desfrutar de passeios pelos campos floridos, visitar cafés, casas de artesanato, pousadas e cervejarias, proporcionando uma imersão completa na cultura da cidade.

A lavanda é uma planta versátil, capaz de originar uma infinidade de produtos, sendo os óleos essenciais produzidos no município seu principal destaque. Diversos produtos derivados da lavanda estão disponíveis, desde chás e essências utilizadas em culinária até cosméticos e artesanatos. A Associação de Produtores de Lavanda destaca a importância desse elo entre a produção de óleo e o turismo, impulsionando ainda mais o potencial econômico da região.

A gastronomia, o turismo e os cosméticos são os grandes destaques da Rota da Lavanda em Morro Reuter. Há 20 anos, o plantio da lavanda teve início com mudas trazidas da França, e atualmente se tornou uma das principais fontes de renda das famílias locais. Com 15 produtores dedicados ao cultivo da lavanda e outros 16 empreendedores trabalhando com os produtos derivados da planta, a cidade se destaca pela variedade e qualidade do que é oferecido.

A culinária de Morro Reuter também abraça a lavanda, apresentando em seu cardápio delícias como bolachas, chope, cuca, torta, erva-mate e até sorvete com aroma e sabor únicos. Além disso, os cosméticos produzidos a partir da lavanda oferecem opções como cremes para as mãos e corpo, e velas perfumadas para o ambiente, proporcionando uma experiência sensorial completa aos visitantes.

A prefeitura da cidade tem apoiado os produtores de lavanda, fornecendo mudas, horas-máquina e apoio técnico em parceria com a Emater-RS, visando garantir a qualidade e a sustentabilidade da produção. Com a Rota da Lavanda percorrendo diversos pontos de Morro Reuter, como a BR-116, o Centro e os bairros Linha Gorgen, Birkenthal, Walachai e São José do Herval, os turistas podem desfrutar de uma experiência completa e encantadora.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp