Descubra as curiosidades sobre o mapa do Rio de Janeiro: Zonas Norte, Sul, Oeste, Sudoeste e mais!

descubra-as-curiosidades-sobre-o-mapa-do-rio-de-janeiro3A-zonas-norte2C-sul2C-oeste2C-sudoeste-e-mais

Zonas Norte, Sul, Oeste e, agora, Sudoeste… Mas cadê a Leste? E o ‘centro’ é
na Barra? As curiosidades sobre o mapa do Rio

Arpoador é bairro? Quem é maior, Barra ou Recreio? Qual o maior bairro do Rio? E
o menor? Confira respostas para essas e outras perguntas!

Zona Sudoeste do Rio: entenda o que muda com a nova delimitação

O Rio de Janeiro ganhou uma Zona Sudoeste, mas dificilmente terá uma Zona Leste. Você sabe por quê? E quantos bairros a cidade tem? Qual é o maior? E o menor? E o mais novo?

A geografia carioca é cheia de histórias curiosas: tem praia famosa que não é
bairro, bairro maior do que muita gente pensa, “bairro-exclave”,
“bairros-enclaves” e um “centro” muito longe da região do Centro.

O DE abriu o novo mapa do Rio de Janeiro e buscou o Instituto Pereira Passos (IPP) para tirar dúvidas e levantar curiosidades. Veja abaixo.

Cadê a Zona Leste? O Centro fica no centro mesmo? O bairro mais velho tem 44 anos O que é a Zona Sudoeste do Rio? A Barra é maior do que você imagina Jacarepaguá e seus exclaves O Rio também tem enclaves Tijuca, Andaraí, Grajaú, Maracanã… Tijuca é Zona Sul do Rio? Arpoador não é bairro Por que a Zona Norte tem tantos bairros pequenos? Os maiores Caçulinha Ilha é Zona Norte, e Paquetá é…? O Cristo está em que bairro? Como eu faço para criar um bairro?

Nesta semana, o prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores que mudou o desenho da cidade, “retirando” 20 bairros da Zona Oeste e formando a caçula Zona Sudoeste. Além delas, há as zonas Norte e Sul e o Centro.

Muita gente de fora pensa: cadê a Zona Leste do Rio? Ao contrário de outras metrópoles, o Rio nunca teve uma. A rigor, é a Baía de Guanabara, em volta da qual o município nasceu e cresceu.

A divisão da cidade é técnica e histórica, e a direção “leste” nunca foi usada oficialmente. Hoje, a cidade se organiza em 5 Áreas de Planejamento, as APs: Centro (AP-1), Zona Sul e Grande Tijuca (AP-2), Zona Norte (AP-3), Zona Sudoeste (AP-4) e Zona Oeste (AP-5).

O Centro do Rio não está localizado no ponto geográfico central da cidade.

O Centro – como conhecemos – se desenvolveu historicamente às margens da Baía de Guanabara, entre morros como o do Castelo e o de Santo Antônio, que serviam de proteção contra invasões. Hoje, o bairro do Centro é mais um polo histórico, comercial e financeiro, do que um ponto central no mapa.

Se fosse pela geografia, o “centro” ou o “meio” estaria mais próximo da região do Riocentro e do Parque da Pedra Branca, na Zona Oeste.

A prefeitura mantém na plataforma Data.Rio o Mapa Digital, onde é possível conferir em detalhes como os 166 bairros cariocas ocupam o território. Mas esse “retalho” oficial só foi estabelecido em 1981, com os decretos municipais 3.157 e 3.158. Até então, cada região era reconhecida mais pela tradição, “de boca”, do que por limites legais. Foi há 44 anos que a prefeitura definiu, pela 1ª vez, as Áreas de Planejamento (APs), as Regiões Administrativas (RAs) e os (então) 153 bairros, que passaram a ter contornos fixados em decreto. Até hoje, essa base é a espinha dorsal da organização territorial da cidade — desde então, o Rio criou 13 bairros, chegando aos 166.

– Autor: [Anônimo]

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp