SAF do Fluminense: veja perguntas e respostas sobre propostas, investidores e dúvidas sobre o processo
Veja respostas para algumas das principais dúvidas referentes ao processo de transformação em sociedade anônima do Futebol
VP do Fluminense fala em “evitar vascainização” do processo da SAF
[https://s03.video.glbimg.com/x240/13518338.jpg]
DE do Fluminense fala em “evitar vascainização” do processo da SAF
O Fluminense vive um momento chave na história do clube. A discussão sobre a formação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) para gerir o clube mobiliza torcedores, conselheiros e gestores da associação.
+ Vice do Fluminense alfineta Vasco ao criticar ação na Justiça sobre SAF tricolor: “Pior coisa é a ‘vascainização'”
[https://ge.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2025/04/15/vice-do-fluminense-alfineta-vasco-ao-comentar-saf-pior-coisa-que-pode-acontecer-e-a-vascainizacao.ghtml]
Enquanto um assunto complexo e específico, a formação de uma empresa com aquisição por um investidor gera dúvidas nos torcedores. Pensando nisso, o ge reuniu algumas das principais dúvidas dos torcedores com esclarecimentos apurados pela reportagem:
QUAL A SITUAÇÃO DE MOMENTO DA VENDA?
Ainda não há proposta formalizada. A reunião convocada na última segunda-feira para tirar dúvidas dos conselheiros aconteceu porque existe a expectativa de estar para chegar. Existe a esperança de que aconteça nas próximas duas semanas. Porém ainda não há nada certo.
QUEM SERÃO OS INVESTIDORES?
Não existe um formato fechado. A ideia que mais agrada aos dirigentes é a de formação de um fundo de investimento formado por tricolores. Uma forma de equilibrar a necessidade de gerar lucro, mas também de ser competitivo.
O processo funciona da seguinte forma: o investidor manifesta o desejo de aportar dinheiro na SAF ao banco e assina um acordo de confidencialidade. A partir daí, esse potencial comprador se reúne com os representantes do intermediário para se debruçar sobre os números do clube de forma minuciosa.
É só a partir dessas informações que o investidor vai formular e oficializar a proposta. Não existe o descarte da possibilidade de outro perfil de comprador. A preferência é pelo fundo de tricolores desde que as condições de uma eventual outra proposta sejam semelhantes em valores e condições. Nesse momento, não há ainda nenhuma proposta formal.
OS COMPRADORES TERÃO O NOME DIVULGADO?
Caso chegue a proposta do fundo formado por tricolores, ele terá que ter um representante. A legislação não obriga que todos os investidores tenham nome divulgado. Porém o clube trabalha junto ao BTG com a ideia de informar à torcida todos os nomes envolvidos na aquisição.
O banco entende que essa exigência pode afastar potenciais investidores que desejam privacidade. Por se tratar de um negócio particular como o futebol, o clube entende que é preciso publicidade para os torcedores.
QUEM REPRESENTA O EVENTUAL FUNDO DE INVESTIDORES?
Um gestor específico. Os investidores irão definir um nome para ficar à frente desta questão. Cabe lembrar que quem vai tocar o dia a dia é o Conselho Administrador da SAF, formado por indicados tanto do clube quanto do comprador.
O QUE O CLUBE LEVA AO MERCADO?
O Fluminense contratou o banco BTG Pactual para atuar como assessor na busca por investidores. O papel da instituição é atuar como um intermediário, que vai apresentar os números do clube e investigar quem é o possível interessado.
A direção fez algumas exigências em relação às responsabilidades do investidor. Entre elas: colocar capital de giro, assumir o valor da dívida, buscar a formação de uma SAF com raízes tricolores e ter investimento no futebol.
COMO FUNCIONA A DEFINIÇÃO DO VALOR DA AQUISIÇÃO?
As cifras da negociação da SAF são formadas por três pilares que dão o valor total: o aporte primário, que serve para equilibrar o fluxo de caixa, pagar dívidas imediatas e equilibrar o clube, o valor da dívida que será assumido pelo investidor, no caso tricolor cerca de R$ 822 milhões, e os investimentos recorrentes no futebol, que terão prazo determinado.
O único valor que já se tem estabelecido é o total da dívida, os outros serão conhecidos no momento que a proposta for apresentada.