Descubra como conseguir online kits de profilaxia de HIV antes do Carnaval

descubra-como-conseguir-online-kits-de-profilaxia-de-hiv-antes-do-carnaval

Com a proximidade do Carnaval, as autoridades de saúde têm reforçado a importância da prevenção para combater as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Desde dezembro, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) conta com um serviço de teleconsultas que permite ao paciente conseguir online os kits de profilaxia de pré e pós-exposição ao HIV, conhecidos como PrEP e PEP.

As consultas online são gerenciadas pelo Núcleo de Telessaúde da Sesa, que conta com 21 especialidades médicas. Por meio do sistema, é possível agendar atendimento com os especialistas, tirar dúvidas e solicitar os kits de PrEP e PEP. Após a solicitação de consulta, um horário é agendado para o paciente. Somente depois do atendimento é que o médico recomenda ou não para o paciente o uso dos medicamentos de PrEP ou PEP, e também solicita exames.

Para acessar o serviço de TelePrEP e TelePEP, o paciente pode marcar uma teleconsulta no site Saúde Digital ou no Ceará App, disponível para download nos sistemas iOS e Android. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h. O kit de PrEP é composto de comprimidos que usuário deve tomar antes da relação sexual. O medicamento permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, vírus causador da Aids. É considerado um tratamento de prevenção. Usuários de PrEP, inclusive, devem realizar acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O kit de PEP é composto por medicamentos usados após a exposição ao risco, isto é, logo depois do indivíduo manter relações sexuais sem proteção. Ele é considerado uma medida emergencial, reservada para situações pontuais, e deve ser tomado o quanto antes. Em funcionamento desde dezembro, o TelePrEP e TelePEP ultrapassaram a marca de mil atendimentos. Até o dia 10 de fevereiro, foram 1.085 solicitações, sendo 130 de PEP, 874 pedidos de PrEP e 81 testes de HIV realizados. Esta iniciativa tem sido fundamental no combate ao HIV e na promoção da saúde pública no Ceará, ajudando a disseminar informações e oferecer suporte para aqueles que necessitam de cuidados preventivos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp