Descubra como garantir passagens baratas para Salvador com o programa Voa Brasil

descubra-como-garantir-passagens-baratas-para-salvador-com-o-programa-voa-brasil

Salvador foi um dos destinos mais procurados no Voa Brasil; saiba como garantir passagens a preço popular com o programa

Estão elegíveis aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Não há restrição de renda.

Salvador foi um dos destinos mais procurados no primeiro ano de existência do programa Voa Brasil. É o que aponta um balanço divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, responsável pela iniciativa.

Segundo os dados, 2.601 idosos usaram o benefício para viajar à capital baiana com passagens a preço popular, entre julho do ano passado e este mês.

Com isso, a cidade ficou em sexto lugar, perdendo apenas para outros grandes destinos turísticos, como São Paulo (SP), que liderou o balanço, e Rio de Janeiro (RJ). Veja o ranking abaixo ⬇️

1. São Paulo – 12.771;
2. Rio de Janeiro – 3.673;
3. Recife – 3.509;
4. Brasília – 3.000;
5. Fortaleza – 2.843;
6. Salvador – 2.601;
7. João Pessoa – 1.587;
8. Maceió – 1.507;
9. Belo Horizonte – 1.254;
10. Natal – 1.150.

Por coincidência, a maior parte dos viajantes que desembarcaram em Salvador, partiu também das capitais paulista e carioca, respectivamente. Confira abaixo ⬇️

1. São Paulo – 1.421;
2. Rio de Janeiro – 427;
3. Brasília – 158;
4. Campinas – 156;
5. Belo Horizonte – 145;
6. Fortaleza – 119;
7. Goiânia – 58;
8. Recife – 50;
9. São Luís – 23;
10. Natal – 13;
11. Vitória – 12;
12. João Pessoa – 7;
13. Maceió/Rio Largo – 6;
14. Porto Seguro – 3;
15. Vitória da Conquista – 2;
16. Campina Grande – 1.

BAIXA PROCURA

Governo avalia incluir estudantes universitários no programa Voa Brasil

Apesar dos dados, segundo o Ministério, o programa Voa Brasil vendeu apenas 1,5% do total de passagens ofertadas: cerca de 45 mil reservas de passagens de um total de três milhões de bilhetes disponíveis.

Os dados foram compilados até a última quinta-feira (24). Em relação às regiões do país, Sudeste e Nordeste concentram a maior parte das reservas efetuadas, com 43% e 40% respectivamente. Ao todo, os aposentados usaram 510 trechos diferentes.

COMO USAR O PROGRAMA

O objetivo do Voa Brasil é estimular a inclusão no mercado doméstico de pessoas que não costumam viajar de avião com passagens de até R$ 200. A ideia é utilizar assentos ociosos em voos com baixa ocupação para vender a preços mais baratos.

Estão elegíveis aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Não há restrição de renda.

Vale destacar também que não há cotas fixas nem percentuais definidos para os destinos. A oferta depende exclusivamente dos assentos que as companhias aéreas disponibilizam no sistema do programa e do interesse dos beneficiados.

O primeiro passo para ter acesso ao benefício é autorizar o acesso aos dados vindos do gov.br para o programa Voa Brasil. É assim que a plataforma reconhece que o beneficiário se encaixa nas regras.

Em seguida, o beneficiário precisa ler e concordar com todas essas premissas. Com isso, ele será direcionado para a escolha do destino e outros detalhes, como data, aeroporto de partida e se a viagem é só de ida.

Na sequência, a própria plataforma verifica a disponibilidade de voos nas companhias aéreas participantes, de acordo com o pedido do beneficiário.

Após checar as opções, é só marcar o melhor horário disponível e avançar para a reserva. Além dos R$ 200 por trecho, é necessário pagar as taxas de embarque dos aeroportos de ida e de volta.

Para terminar o processo, a plataforma pede que o viajante preencha o cadastro com seus dados pessoais. Todo o processo é feito no site do Voa Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp