Descubra mais de 70 dicas do que fazer em Ceilândia, Samambaia, São Sebastião e Planaltina: guias completos com atrações imperdíveis!

Confira quatro guias com mais de 70 dicas do que fazer em Ceilândia, Samambaia, São Sebastião e Planaltina

Indicações incluem espaços culturais, gastronômicos e de conservação ambiental.

1 de 1 Praça de São Sebastião, em Planaltina, no Distrito Federal, é um dos pontos indicados pelo guia da região. — Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Praça de São Sebastião, em Planaltina, no Distrito Federal, é um dos pontos indicados pelo guia da região. — Foto: Dênio Simões/Agência Brasília Ceilândia, Samambaia, São Sebastião e Planaltina são reconhecidas por suas ricas histórias e culturas vibrantes. Para levar o turismo para fora dos eixos de Brasília, quatro guias oferecem 76 dicas e recomendações imperdíveis sobre o que fazer nessas regiões administrativas.

Para dar um gostinho das dicas, o DE preparou uma lista com três recomendações em cada região (veja abaixo os guias completos).

Ceilândia

– Tenda do chef Karl Max: Karl Max Enock Ramos da Silva, 54 anos, é um chef que já esteve à frente de cozinhas de hotéis cinco estrelas onde serviu a “alta sociedade”. Sua tenda fica na Praça da Bíblia.

– Casa Akotirene: organização que oferece cursos de capacitação para mulheres negras.

– O Maior São João do Cerrado: festa junina que reúne artistas nacionais e do DF.

Samambaia

– Igreja da Barca: com design inspirado em uma barca, como a arca de Noé, igreja é cartão postal da cidade, localizada em Samambaia Sul.

– Toinha Rock Pub: ponto de encontro de fãs de rock, o bar foi criado em 2009 e fica em Samambaia Norte.

– Feira permanente da QN 202: queridinha dos moradores, local oferece comidas caseiras e é ponto de compras da região.

Planaltina

– Vale do Amanhecer: comunidade religiosa e espiritualista fundada em 1969.

– Mini teatro Lieta de Ló: um espaço de apresentações que enriquece o movimento sociocultural da região.

– Morro da Capelinha: sede da Via Sacra que começou a receber a tradição em 1973.

São Sebastião

– Espaço Chá da Terra: local de tratamentos naturais como escalda-pés, chás e aromaterapia.

– Biblioteca do Bosque: espaço que oferece coleção de livros e realiza uma feira literária e um sarau.

– Espaço Barthô Naif: às margens do rio São Bartolomeu, o espaço é dedicado à arte.

Não deixe de conferir os guias completos de cada região para descobrir mais opções de lazer, cultura e gastronomia. Confira as atrações do fim de semana e os eventos culturais que movimentam o Distrito Federal. Aproveite tudo o que Ceilândia, Samambaia, São Sebastião e Planaltina têm a oferecer.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta: Inmet emite aviso de chuvas intensas para 11 estados nesta quinta-feira – ZCAS se forma sobre o Brasil

Perigo: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 11 estados nesta 5ª

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma sobre o Brasil a partir desta quinta-feira; boa parte do país tem risco de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para esta quinta-feira (26/12) para grande do Brasil – abrange 11 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Há alerta amarelo para outras regiões e estados.

De acordo com o órgão, a partir desta quinta, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão se forma sobre o país e vai cumprir o seu período mínimo de atuação de quatro dias até a próxima terça-feira (29/12). Ao longo desse período, muita chuva vai ocorrer no Norte, Centro-Oeste e no Sudeste.

Os acumulados podem passar facilmente dos 200 mm em todo o período, com maior probabilidade de ocorrer na Região Sudeste.

POTENCIAL DE TRANSTORNOS

Nos dois primeiros dias da ZCAS, 26 e 27, o sistema atua bem sobre o Sudeste e deve provocar chuvas mais intensas a partir da tarde. Vale ressaltar que, nesta sexta-feira (27/12), há potencial de chuvas de até moderada intensidade que vão condicionar um potencial maior de inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos a partir da tarde.

Há elevado potencial para transtornos no norte e leste de São Paulo, na porção central de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no Tocantins e em Mato Grosso.

Devido às chuvas mais intensas e às condições urbanas e topográficas, a Região DE São Paulo, o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo são as mais vulneráveis.

No fim de semana, o canal de umidade se desloca um pouco mais para norte, atuando sobre o estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, até a Região Norte, o que tira o risco da das chuvas intensas sobre a região metropolitana de São Paulo.

O período de chuvas mais intensas e de maior risco continua a partir da tarde até a noite, mas os acumulados e o potencial para transtornos aumentam. Alerta de elevado risco para o potencial de transtornos para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e para o sul de Goiás.

O litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, demais regiões de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e interior do Maranhão possuem alerta para a ocorrência de chuvas intensas.

Na segunda-feira (30/12), o canal de umidade perde intensidade e configuração, não se tratando mais de uma ZCAS. No entanto, há alerta de chuvas intensas em Minas Gerais, no Espírito Santo, no sul e oeste da Bahia, nos estados de Goiás e de Mato Grosso, na Região Norte e no interior do Maranhão.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp