Rival do Palmeiras na segunda rodada da Copinha hoje, às 19h30 (de Brasília), o Batalhão é um time que pertence à Polícia Militar do estado do Tocantins. O Batalhão foi fundado em 28 de fevereiro de 2005 como parte de um projeto social da PM do Tocantins, com o intuito de promover o esporte entre crianças e adolescentes do estado. O escudo da equipe contém a sigla ‘1° BPM’, representando a instituição policial. As categorias de base do Batalhão têm sido bem-sucedidas, acumulando títulos como sete campeonatos do Tocantinense sub-15 e quatro do sub-17.
A estreia do Batalhão na Copinha deste ano é um marco. Vice-campeão do Tocantinense sub-20 em 2025, o clube entrou na competição após o Tocantinópolis desistir. Nunca uma equipe do Tocantins passou da fase de grupos na Copinha, então o Batalhão busca fazer história. Apesar da derrota para o Remo por 2 a 0 na estreia, o time enfrenta o Palmeiras necessitando de pontos para se manter na disputa, com o Monte Roraima como próximo adversário.
Em relação ao time profissional, o Batalhão teve seu ápice em 2023, conquistando a segunda divisão do Campeonato Tocantinense e garantindo um acesso inédito à elite. Após um desempenho ruim em 2024, com o rebaixamento, e outro em 2025, a equipe decidiu licenciar o time profissional. Apesar da suspensão de 18 meses em competições oficiais, apenas para o profissional, a base continua ativa, mantendo viva a esperança dos jovens talentos do clube.




