Shows, oficinas e degustação: festival Goiás Gastronomia é realizado em Goiânia
Evento vai contar com mais de 50 chefs de cozinha e 30 opções de restaurantes, que vão desde a comida de rua até a alta gastronomia. Saiba como retirar ingressos de graça.
O Festival Goiás Gastronomia é um projeto para fomentar o setor de turismo no estado, com foco na gastronomia goiana. Segundo a organização do evento, o festival contará com oficinas de culinária, degustação, mais de 50 chefs de cozinha, 30 opções de restaurantes e atrações musicais. O evento começa na próxima quinta-feira (31), no Parque Agropecuário de Goiânia, com entrada gratuita (confira datas e horários ao fim do texto).
O festival é uma iniciativa de fomento ao turismo em Goiás e tem como objetivo unir toda a cadeia produtiva na culinária, que vai dos produtores até os chefs de cozinha e restaurantes. O objetivo é mostrar a culinária goiana, com experiências que vão desde a comida de rua até a alta gastronomia.
Em oito dias de evento no Parque Agropecuário de Goiânia (SGPA), os visitantes poderão assistir palestras de chefs renomados, degustar queijos e vinhos de produtores artesanais, aproveitar atrações musicais e muito mais.
A entrada para o festival e atrações gerais é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos solidários no site da Sympla e levar 1 kg de alimento para arrecadação que será destinada ao projeto Sesc Mesa Brasil.
O evento é uma realização do Sistema Fecomércio Sesc e Senac por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás.
Para todos os gostos
A assessoria do evento explica que o Goiás Gastronomia é um evento para o público em geral, para os produtores que podem expor seus produtos e para os amantes de gastronomia, que terão mais de 30 opções de estações de comida de diferentes restaurantes de todos os tipos para explorar.
Entre as especialidades dos restaurantes disponíveis estão pizzas, empadão, picolé, pastel, esfiha, espetinho e muito mais. O valor para consumo em cada estação de alimentação varia entre os restaurantes, mas também existem muitas opções de atividades gratuitas como palestras, aulas-show e mesas de conversa.
Degustação e oficinas
Além da quantidade de opções de comida, o festival ainda conta com alguns projetos de experiências interativas. A revista de gastronomia Prazeres da Mesa apresenta pela primeira vez em Goiânia o “Mesa Ao Vivo Goiás”.
O projeto convidou grandes chefs nacionais e regionais a desenvolver pratos que destaquem a produção goiana. Entre os chefes que participarão do projeto está Ian Baiocchi, goiano que vai ministrar uma aula-show ao vivo, que será transmitida pela revista.
As inscrições para as aulas-show, e também para as palestras e degustações com os 50 chefs consagrados que tem participação confirmada no evento têm vagas limitadas e não estão garantidas com o ingresso gratuito do evento. Os interessados devem se inscrever no site da revista Prazeres da Mesa.
Além disso, o evento traz o projeto “Goiás Queijo e Vinho”, que vai contar com a presença de produtores artesanais de vinhos, queijos, cachaças, mel, geleia e licores. Segundo a assessoria do evento, mais de 50 produtores estarão em exposição com degustação ao público.
Atrações musicais e espaço kids
Os visitantes terão acesso a um circuito gastronômico que ocupa mais de 3 mil m². Além dos restaurantes e experiências gastronômicas, o espaço também vai receber diversas atrações musicais e outras apresentações culturais e folclóricas.
O espaço é decorado com inspiração na antiga capital Vila Boa de Goiás. Segundo a organização do evento, haverá uma réplica de uma das principais ruas da Cidade de Goiás, com a Casa de Cora e o Coreto.
As crianças também têm diversão garantida no evento, já que o festival conta com atrações infantis especiais, incluindo oficinas, brinquedoteca e parque de diversões. Além disso, o evento contará com uma “sala azul”, destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Confira a programação
1º fim de semana
31/07 – 16h às 23h
– DJ Karla Karajazz – 18h
– Quinteto de Cordas e Percussão da Orquestra Sinfônica de Goiânia – 20h
01/08 – 16h às 23h
– DJ Pri Loyola – 16h30
– Julinho Spicacci – 18h30
– Duo com A Corda Toda – 20h30
02/08 – 11h às 23h
– DJ Daniel de Melo – 12h
– Show “É Diferente” – 14h
– John Logan e Old Soul/Rock Band – 17h
– Coró de Pau – Cortejo – 18h
– Maíra Lemos – 19h
– Hugo Vitti – 21h
03/08 – 11h às 22h
– DJ Thiago Jesus – 12h
– Diego Mendes – 14h
– Giro 8 – Cia de Dança – 15h30
– (Kyoushin Daiko) Grupo de danças do Kaikan de Goiânia – 16h30
– Banda Versário – 17h
– Mr. GYN – 19h
2º fim de semana
07/08 – 16h às 23h
– DJ Bruno Lopes – 17h
– Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica de Goiânia – 20h
08/08 – 16h às 23h
– DJ Caveira – 16h30
– Maria Eugênia – 19h
– Grace Carvalho – 21h
09/08 – 11h às 23h
– DJ Múcio – 12h
– Heróis de Botequim – 14h
– André Mols/Big Band – 19h
– Casa Bizantina – 21h
10/08 – 11h às 22h
– DJ Dudax – 12h
– Nóis é Nóis – 13h30
– Lucas Batalha – 15h30
– Lupa Kids – 16h
– Pádua – 18h
– Banda Venosa – 20h
Serviço
Evento: Festival Goiás Gastronomia
Datas: 31/07 a 03/08 e 07/08 a 10/08
Horários: Quinta e sexta – das 16h às 23h, sábado – das 11h às 23h e domingo – das 11h às 22h
Local: Parque Agropecuário Pedro Ludovico Teixeira – SGPA (Rua 250, nº 221, Setor Nova Vila – Goiânia)
Entrada: Ingressos solidários (mediante doação de 1kg de alimento) retirados no site do Sympla
Aulas-show, palestras e degustações com chefs: Inscrições limitadas no site da Prazeres da Mesa
Veja mais informações no perfil oficial do Goiás Gastronomia.
Veja outras notícias da região no DE Goiás.