O torcedor do Atlético-MG que pretende ir ao Paraguai para acompanhar a final da Copa Sul-Americana contra o Lanús no próximo sábado deve ficar atento aos documentos necessários. O país vizinho exige o Documento de Identidade (RG) em bom estado ou passaporte internacional. Além disso, é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela (CIVP), obtido gratuitamente através do aplicativo do SUS após a vacinação.
Para evitar problemas na entrada no Paraguai, é importante respeitar um intervalo de 10 dias entre a data da vacinação contra a febre amarela e a chegada ao país. Caso contrário, o torcedor poderá ser impedido de entrar. Ao chegar no país, é obrigatório receber um Certificado de Entrada, que deve ser guardado e apresentado na saída para evitar multas no valor de aproximadamente R$ 550.
Ressaltando as diferenças em relação ao Brasil, a legislação paraguaia proíbe a entrada de pessoas que tenham consumido bebida alcoólica em arenas esportivas. Portanto, é realizada uma fiscalização minuciosa com o uso de “bafômetro” na entrada dos estádios durante os eventos. Aqueles que forem de carro ao Paraguai devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) física, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e o seguro Carta Verde.
Menores de 18 anos que desejam viajar ao Paraguai precisam ter em mãos o Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional, mesmo que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais. A Conmebol disponibilizou um site para a compra de ingressos da final da Copa Sul-Americana, com prazo pré-estabelecido para o preenchimento da intenção de compra. Após essa data, as informações e procedimentos de compra foram divulgados no site oficial.




