Descubra os mitos e verdades sobre o curso técnico em enfermagem

Mito e verdades sobre a atuação do técnico em enfermagem

Instrutora do curso técnico em enfermagem explica alguns mitos e verdades sobre a profissão, que tem alta demanda no mercado

O curso [https://www.de.com/tag/curso] técnico em enfermagem dura, em média, 2 anos e forma profissionais aptos para oferecer assistência aos pacientes em diversas áreas da saúde. O técnico atua sob a supervisão do enfermeiro e assume cuidados específicos para o bem-estar do paciente.

Como toda profissão, existem mitos e verdades acerca da sua atuação. O De consultou a instrutora Emanuela Sá, do curso técnico em enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac [https://www.df.senac.br/]-DF), para desmistificar e confirmar algumas afirmações sobre a profissão.

Técnico em enfermagem pode administrar medicação

Verdade!

Emanuela explica que eles são responsáveis por executar a prescrição médica no paciente.

Quem escolhe essa profissão, mira em fazer enfermagem no futuro

Mito!

Para a instrutora, isso é muito relativo. Existem pessoas que de fato se apaixonam pela profissão e acabam migrando futuramente para a graduação, mas também existem pessoas que permanecem na área e amam o que fazem no dia a dia.

Não existe especialização na área

Mito!

Existem diversas áreas de especialização para técnicos em enfermagem, diferentemente do que as pessoas costumam imaginar. A professora cita inclusive que existem técnicos especialistas nas áreas de oncologia, UTI [https://www.de.com/tag/uti], instrumentação cirúrgica e diversas outras.

O técnico pode colher amostra

Verdade!

E está previsto tanto no plano de curso quanto na legislação. Os profissionais são qualificados para fazer coletas de sangue e demais materiais para exames laborais. Eles não só podem coletar amostras, como podem prestar assistência aos médicos, cuidar de pré e pós-operatórios, vacinar e prestar primeiros socorros.

O técnico só atua em hospitais e clínicas

Mito!

Existem diversos ambientes em que cabe a atuação do técnico. Os consultórios médicos, laboratórios, enfermarias de empresas e escolas, casa de repousos e home care são alguns exemplos de locais que demandam desses profissionais.

Receba notícias do De no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram [https://t.me/deurgente].

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de 27 anos é baleado em tentativa de roubo na zona oeste de São Paulo

Jovem é baleado durante tentativa de roubo na zona oeste de São Paulo

A vítima foi baleada durante a tentativa de roubo no bairro Rio Pequeno. O jovem, de 27 anos, está internado no Hospital das Clínicas.

São Paulo — Um jovem de 27 anos foi baleado durante uma tentativa de roubo no bairro Rio Pequeno, na zona oeste de DE. O crime aconteceu na noite de quarta-feira (11/12) na Avenida Domênico Martinelli.

O jovem foi socorrido e levado ao Hospital e Maternidade Professor Mario Degni, no Rio Pequeno, e depois foi transferido ao Hospital das Clínicas da FMUSP, no bairro Cerqueira César.

Procurado pelo DE, o HCFMUSP informou que o paciente deu entrada, mas não tem autorização para passar o estado de saúde dele.

O caso foi registrado como tentativa de latrocínio no 14° DP (Pinheiros), informou a SSP.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp