Oliveira: entenda por que RS lidera produção nacional e transforma cultivo em potência econômica
Estado gaúcho lidera a produção nacional de azeite de oliva, com aproximadamente 6,2 mil hectares dedicados ao cultivo da fruta. A produção acontece em Guaíba.
O Rio Grande do Sul tornou-se referência na produção de azeite de oliva, sendo o principal produtor do óleo no Brasil. O estado possui elementos ideais para o cultivo da oliveira, uma árvore milenar.
Com 75% de toda a produção nacional e 325 produtores distribuídos em 110 municípios, o RS vai além do campo ao movimentar a economia, gerar empregos e destacar-se como produtor de sabores refinados.
Guaíba é o coração pulsante da olivicultura gaúcha, reconhecida como o Portal da Rota das Oliveiras. Sua localização estratégica a torna ponto de encontro entre grandes produtores regionais.
Além da localização privilegiada, o solo de Guaíba é banhado por sol e água na medida certa, o que contribui para o sucesso da produção. Produtores como Rogério encontram no RS o terroir ideal, com solo fértil, clima ameno e água abundante.
A produção de azeite no estado não é apenas uma questão de sabor, mas também uma engrenagem econômica que engloba a cadeia produtiva, logística, turismo e eventos.
O evento Olifeira, realizado em Guaíba, é uma oportunidade para os visitantes experimentarem os diferentes sabores e usos do azeite de oliva, que vai desde o tradicional uso em saladas até em drinks e doces.
A experiência sensorial da Olifeira destaca a versatilidade do azeite e proporciona um ambiente de aprendizado e descobertas sobre o universo desse produto tão especial. O evento é realizado às margens do Guaíba e conta até com acesso por catamarã.