Conhecer lugares que abrigam a alma da cidade, é sempre uma das melhores formas de entender a cultura e costumes da região. Uma mistura de comida boa, cultura, diversão e um senso de comunidade fizeram com que a revista inglesa TimeOut produzisse um ranking com as 30 ruas mais legais do mundo. São lugares especiais que resumem em poucas (ou muitas) quadras tudo o que a cidade tem de melhor para oferecer aos visitantes. Confira na lista abaixo as ruas que ocuparam as 10 primeira colocações do ranking.
10. Calle Thames, Buenos Aires
A movimentada Calle Thames liga o bairro Palermo à Villa Crespo e é conhecida pelos restaurantes e bares autênticos, muitos deles com referências asiáticas, judaicas, armênias e por aí vai. A descolada rua de Buenos Aires é um reduto de jovens que pretendem não gastar muito, mas ter experiências diferentes em estabelecimentos alternativos, como os dedicados, por exemplo, a uísques e charutos, coquetéis e vinhos.
9. Rua Rodrigues de Faria, Lisboa
A rua Rodrigues de Farias é a que passa em meio à LX Factory, um espaço que já abrigou uma fábrica de tecidos e hoje virou um dos pontos mais cool de Lisboa. Na Lx Factory é possível encontrar cafés, restaurantes, bares e discotecas além de lojas, estúdios de tatuagens, mercados e galerias de arte. A rua fica próxima ao Tejo e, de acordo com o TimeOut, é um lugar onde se pode passar vários dias, já que não faltam opções que vão desde o café da manhã, a hotéis e casa noturnas.
8. Haji Lane, Singapura
Uma colorida rua em Singapura começou a chamar atenção no início dos anos 2000 e não parou mais. A Haji Lane é uma via exclusiva para pedestres e pode ser visitada em qualquer hora do dia – embora sua essência mesmo seja revelada à noite. Por lá, visitantes encontram lojas, restaurantes, bares e muita cor!
7. Rua Três Rios, São Paulo
Bem no centro do Bom Retiro, um dos bairros mais históricos de São Paulo, está a Rua Três Rios, que ficou na sétima posição do ranking das ruas mais legais do mundo. De acordo com a TimeOut, a graça da rua está nas características deixadas pelas várias gerações de imigrantes que chegaram ao Brasil ao longo dos séculos, como italianos, coreanos e bolivianos, fazendo também com que a Três Rios seja um destino perfeito para quem pretende ter autênticas experiências gastronômicas.
6. Witte de Withstraat, Roterdã
A Witte de Withstraat corta o centro de Roterdã e está sempre cheia do início do dia até o anoitecer – todos os dias do ano. Uma rua é ocupada por galerias de arte, estúdios e lojas de design, restaurantes conceituados e casas noturnas.
5. Sunset Boulevard, Los Angeles
Medindo cerca de 22 milhas (35 km) de comprimento, a avenida traça aproximadamente o arco de montanhas que formam o limite norte da Bacia de Los Angeles, seguindo o caminho de uma trilha da década de 1780 que parte do Pueblo de Los Angeles rumo ao oceano. Nenhuma outra rua revela tanto de Los Angeles quando a Sunset Boulevard: nela é possível encontrar imóveis exclusivos, partes com vegetação exuberante, desfiladeiros de outdoors, espaços dedicados ao cinema, restaurantes e muito mais.
4. San Isidro, Havana
A rua San Isidro é uma das mais emblemáticas e movimentadas de Havana Velha, como é chamado o centro histórico da capital cubana. Edifícios coloniais e neoclássicos predominam, abrigando galerias de arte, museus, bares e restaurantes. A rua é ainda uma tela de arte ao ar livre: parte das venezianas, paredes e quintais abandonadas receberam mãos de tinta, tornando a via ainda mais colorida e cheia de vida.
3. South Bank, Londres
Bem ao lado do rio Tâmisa, o South Bank é uma área dinâmica no coração da cena cultural de Londres. O Southbank Centre, o National Theatre e o cinema BFI estão entre os melhores espaços de arte do mundo. O calçadão arborizado à beira do rio, repleto de restaurantes e pubs históricos, frequentemente abriga feiras e eventos. Os turistas sobem a roda-gigante London Eye para admirar pontos de referência icônicos como o Big Ben e a Catedral de St. Paul.
2. Passeig de Sant Joan, Barcelona
É uma importante avenida nos distritos de Eixample e Gràcia de Barcelona. Começa no Arco do Triunfo , onde encontra a Avinguda de Vilanova , Carrer de Trafalgar e Passeig de Lluís Companys, e continua para o oeste pelo distrito de Eixample até chegar à Travessera de Gràcia na parte baixa parte de Gràcia. A parte alta parece um pouco mais old-school, com seus tradicionais bares e boutiques. Já no extremo sul, ganham vez restaurantes super elegantes e lojas de quadrinhos. O que chama atenção ao longo de toda a sua extensão é a forma como a Passeig de Sant Joan prioriza pedestres e ciclistas, que encontram por ali ciclovias, calçadas amplas, muito verde e espaços para se sentar.
1. Smith Street, Melbourne
Antigamente reduto de gangues, o subúrbio do bairro de Collingwood, em Melbourne, tem uma longa e orgulhosa história ligada à subversão. Hoje, um pouco mais comportada, a região segue garantindo aos seus visitantes muita diversão e opções de lazer, principalmente na Smith Street rua considerada a mais legal do mundo pela revista TimeOut. Por lá não faltam pubs , bares de vinhos refinados, lojas de vinil, restaurantes autênticos, padarias vietnamitas e casas noturnas que prometem noites inesquecíveis.