A natureza é cheia de surpresas e está sempre surpreendendo até mesmo os pesquisadores da área com animais recém descobertos e com características e comportamentos únicos. Mas, a triste realidade é que a raridade de muitos desses animais se deve às ameaças de extinção que algumas espécies vem sofrendo há muitos anos, tornando-se cada dia mais difíceis de serem reproduzidos e encontrados. Confira na lista abaixo 10 dos animais mais raros do mundo.
10. Leopardo-de-amur
Também chamado de leopardo-siberiano, o Leopardo-de-amur é uma das subespécies mais raras de leopardo. Atualmente, existem cerca de 50 exemplares dele no mundo, que podem ser encontrados na região de Primorye, na Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo.
9. Macaco-Sem-Nariz-De-Mianmar
Com características muito peculiares como as caudas longas, barbas e orelhas de pontas brancas, estima-se que existam apenas 100 exemplares vivos deste animal. O macaco-sem-nariz-de-Mianmar vive majoritariamente na China e está ameaçado de extinção principalmente devido à construção de estradas em seus habitats, promovidas por empresas chinesas.
8. Antílope Branco
Também conhecido como Addax, o Antílope Branco é um animal que, atualmente, só pode ser encontrado na parte nigeriana do deserto do Saara. Ele se alimenta, em grande parte, de vegetação rasteira, ervas e leguminosas. Por serem bem adaptados ao clima desértico, esses animais podem viver sem água durante longos períodos de tempo. Entretanto, devido à caça e ao turismo, a população dessa espécie caiu muito nos últimos anos. Estima-se que existam apenas 300 indivíduos selvagens vivos, atualmente.
7. Orangotango-de-sumatra
Orangotango-de-sumatra é uma das três espécies de orangotangos. São encontrados apenas na ilha de Sumatra, sendo uma das mais raras espécies. Os machos podem atingir 1,4 metros de altura e chegam a pesar 90 quilos, porém as fêmeas, são bem menores e podem atingir 90 cm e pesar 45 quilos.
6. Íbis-eremita
O íbis-eremita é uma espécie de ave da família Threskiornithidae. A distribuição original para a espécie se estendia do sul da Europa e do norte da África ao Oriente Médio. Esse animal foi considerado extinto por muitos anos, até que em 2002, foi redescoberto no deserto sírio perto de Palmyra. Estima-se que existam cerca de 500 aves restantes no sul de Marrocos e menos de 10 na Síria.
5. Musaranho-Elefante
Um dos animais mais raros de serem encontrados, essa espécie que é prima dos elefantes, pesa 28 gramas e ficou desaparecida da natureza por quase 52 anos, até que em 2019 foi fotografada em uma expedição científica no Djibouti, país africano. O animal que é original da Somália, pode pesar até 700g e impressiona por conta do seu nariz em forma de trompa. Atualmente, os cientistas têm conhecimento da presença de apenas 16 exemplares dessa espécie ao redor da África.
4. Aye-Aye
O aie-aie, também ai-ai ou aye-aye é um primata estrepsirrino endémico de Madagáscar. É o único representante vivo da família Daubentoniidae. Noturno e arborícola, possui pelo negro e um dos seus dedos é maior, que usa para conseguir caçar larvas nos buracos das árvores.
3. Rafetus swinhoei
Rafetus swinhoei é uma espécie de réptil da família Trionychidae encontrada na China e no Vietnã. A tartaruga está em perigo crítico de extinção e são conhecidos apenas três exemplares: um no Zoológico de Suzhou, na China, um no lago Dong Mo e um no lago Hoam Kiem, ambos no Vietname.
2. Hirola
O hirola é um antílope encontrado no Quênia e Somália. Anteriormente pertencia ao gênero Damaliscus, sua espécie conta hoje em dia com apenas 500 a 1000 exemplares.
1. Tartaruga de casco mole
Trionychidae é uma família de tartarugas de água doce cujos membros são popularmente chamados de tartarugas-de-casco-mole, devido ao fato de sua carapaça não possuir escamas, sendo mais mole e flexível que a das outras tartarugas. Esses animais tem hábitos carnívoros, se alimentando de peixes, crustáceos, anfíbios e moluscos. São encontrados nos rios e lagos da América do Norte, África e Ásia.