Checamos: saiba quanto falta para Fábio, do Fluminense, ser o recordista de jogos na história do futebol
Número viral nas redes sociais supõe que goleiro pode bater marca de Peter Shilton contra o Vasco, neste sábado. No entanto, ainda faltam 19 partidas para o recorde ser igualado.
Existe um recorde assustador — no sentido positivo da palavra — que Fábio pode quebrar ainda nesta temporada. Ele está a poucos jogos de superar o inglês Peter Shilton como o recordista de jogos na história do futebol. Porém, nas redes sociais, está circulando que tal marca pode ser atingida já neste Fluminense x Vasco de sábado. O de checou e mostra que não é bem assim — e também esclarece quantos jogos faltam.
Fluminense deve ter retorno de jogadores para jogo contra o Vasco.
Primeiramente, é preciso falar do atual recordista. Há informações desencontradas vindas de diferentes lugares sobre os reais números de Peter Shilton, hoje com 75 anos e que se aposentou em 1997. Há quem conte todos os jogos, incluindo amistosos, assim como tem quem desconsidere os jogos pela seleção.
Por isso, as fontes mais confiáveis são o Guinness World Records, que chegou a premiar o goleiro no seu site oficial, e o IFFHS, o maior instituto de registro estatístico do futebol. Em ambos, o número contabilizado apenas entre jogos oficiais é de 1390. Não há outra fonte mais confiável que diga o contrário.
Curiosamente, os números de Fábio são os que mais dão trabalho para serem confirmados. Por Fluminense, Cruzeiro e Vasco, é simples encontrar. O problema está no Athletico-PR, que informou que o goleiro nunca jogou profissional pelo clube, e no União Bandeirante, que fechou as portas. Assim, o ge entrou em contato com o Fluminense, que informou que fez uma checagem de dados e concluiu que Fábio tem 1371 jogos na carreira.
Neste caso, faltariam 19 jogos para Fábio igualar Peter Shilton. E 20 para superá-lo.
A confusão, que faz com que o recorde supostamente fosse batido no Fluminense x Vasco, são os 16 jogos pelo Athletico-PR, que são erroneamente contados como profissionais. Após contato com o Furacão, nos foi informado de que essas partidas foram pelas categorias de base.
Números de Fábio:
– Uniao Bandeirante: 30 jogos
– Vasco: 150 jogos
– Cruzeiro: 976 jogos
– Fluminense: 215 jogos
– Total: 1371
De todo modo, tendo os números de Shilton em mãos, nenhuma contagem permitiria que Fábio quebrasse tal recorde no clássico contra o Vasco, neste sábado. Isso só seria possível à partir do segundo semestre desta temporada.
Leia mais notícias do Fluminense.
Ouça o podcast GE Fluminense.
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv.