Quatro das cinco linhas de ônibus com mais reclamações em Belo Horizonte são do Move; linha 62 lidera ranking
Descumprimento de horários é a principal queixa dos usuários; passageiros relatam dificuldades diárias na Estação Venda Nova.
Quase 13 mil reclamações sobre o transporte público são registradas em BH, sendo que quatro das cinco linhas com mais registros pertencem ao sistema Move, de acordo com dados da Superintendência de Mobilidade da capital (Sumob).
Os números referem-se aos quatro primeiros meses deste ano, e a campeã de manifestações é a linha 62 (Estação Venda Nova – Hospitais), com 380 registros no período.
Além da linha 62, também figuram no topo do ranking as linhas 51 Move (com 328 reclamações), 6030 Move (com 295), 815 (com 275) e 5201 Move (com 230).
O principal motivo das queixas é o descumprimento do quadro de horários, representando 26,96% do total de manifestações recebidas pela Sumob. Usuários do transporte público relatam a dificuldade de confiar nos horários, com relatos de atrasos e itinerários errados, ocasionando até mesmo a perda de consultas médicas.
Além dos atrasos, os usuários também reclamam do funcionamento do ar-condicionado, do estado de conservação dos veículos, do comportamento dos motoristas e do descumprimento dos pontos de embarque e desembarque.
Entre janeiro e abril, a Sumob recebeu 12.676 reclamações relacionadas ao transporte coletivo da capital, com os principais motivos sendo o descumprimento do quadro de horários, o funcionamento do ar-condicionado, o descumprimento dos pontos de embarque e desembarque, o comportamento inadequado do motorista e o estado de conservação do veículo.
A Sumob afirma estar realizando fiscalizações frequentes nas linhas com piores desempenhos, apesar das inúmeras reclamações dos usuários, em locais como garagens, estações e ao longo dos itinerários das linhas.
Por outro lado, o Sindicato que representa as empresas de ônibus atribui o problema ao congestionamento do trânsito de Belo Horizonte, citando fatores como congestionamentos intensos, acidentes viários, manifestações públicas e eventos climáticos como causadores de atrasos pontuais e superlotação nos veículos ao longo do trajeto.