Desde 2019, clube de tiros em Goiânia vendeu mais de três mil armas de fogo

armas de fogo Goiânia

No Brasil, entre 2017 e 2020, o número de registros de armas de fogo aumentou de 637,9 mil para 1,2 milhão, de acordo com o Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Nos últimos anos, esse tipo de comércio vem crescendo com o aumento de vendas, inclusive no cenário estadual. É o que atesta Leder Pinheiro, proprietário de um clube de tiro em Goiânia.

O comércio de armas em Goiânia

Leder Pinheiro
Leder Pinheiro (Foto: Arquivo pessoal)

Leder Pinheiro, de 35 anos, é instrutor de armamento e tiro, credenciado pela Polícia Federal (PF), armeiro, proprietário do Clube de Tiro Leder Pinheiro e também de uma loja de armas. O proprietário ressalta que, em sua loja, já houve venda de mais de 3 mil armas de fogo. Em junho, ocorreu uma feira de armas em Goiânia, com venda de 760 armas de fogo em três dias.

“Essa crescente no aumento de armas de fogo vem desde 2017, com o governo Temer. No governo Lula e Dilma, também haviam registros e a demanda vinha crescente desde lá. É claro que, com o governo Bolsonaro, tomou mais publicidade. Muitas pessoas que pensavam que era proibido, descobriram que não era”, descreve.

A sua loja recebeu autorização do Exército em novembro de 2019. “É uma loja devidamente registrada no Exército Brasileiro, o clube de tiro também, com alvará de funcionamento da Prefeitura de Goiânia”, explica ao DE.

“Lá são feitos testes de capacidade técnica tanto para o Exército Brasileiro quanto para a Polícia Federal. É uma loja platinum, com a melhor classificação pela CBC e Taurus, a maior fabricante de munição do mundo e a maior fabricante de armas leves do mundo, respectivamente. Ambas são indústrias nacionais”, completa.

Segundo ele, conseguir registro para porte de armas não é uma tarefa simples. A pessoa não pode responder processo nem inquérito policial, precisa ter um endereço fixo e comprovação de ocupação, passar por avaliação psicológica com instrutor credenciado pela PF e completar avaliação de tiro com prova escrita e prática.

O processo, então, é protocolado junto à PF para emitir o registro. Além disso, o portador de uma arma de fogo precisa se atentar às normas de segurança. Controle de cano, dedo fora do gatilho e arma sempre em direção segura estão entre elas. Apesar da dificuldade, é um comércio que vem ganhando grandes proporções.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos