Press "Enter" to skip to content

Desde 2019, clube de tiros em Goiânia vendeu mais de três mil armas de fogo

Última atualização 13/08/2022 | 09:46

No Brasil, entre 2017 e 2020, o número de registros de armas de fogo aumentou de 637,9 mil para 1,2 milhão, de acordo com o Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Nos últimos anos, esse tipo de comércio vem crescendo com o aumento de vendas, inclusive no cenário estadual. É o que atesta Leder Pinheiro, proprietário de um clube de tiro em Goiânia.

O comércio de armas em Goiânia

Leder Pinheiro
Leder Pinheiro (Foto: Arquivo pessoal)

Leder Pinheiro, de 35 anos, é instrutor de armamento e tiro, credenciado pela Polícia Federal (PF), armeiro, proprietário do Clube de Tiro Leder Pinheiro e também de uma loja de armas. O proprietário ressalta que, em sua loja, já houve venda de mais de 3 mil armas de fogo. Em junho, ocorreu uma feira de armas em Goiânia, com venda de 760 armas de fogo em três dias.

“Essa crescente no aumento de armas de fogo vem desde 2017, com o governo Temer. No governo Lula e Dilma, também haviam registros e a demanda vinha crescente desde lá. É claro que, com o governo Bolsonaro, tomou mais publicidade. Muitas pessoas que pensavam que era proibido, descobriram que não era”, descreve.

A sua loja recebeu autorização do Exército em novembro de 2019. “É uma loja devidamente registrada no Exército Brasileiro, o clube de tiro também, com alvará de funcionamento da Prefeitura de Goiânia”, explica ao DE.

“Lá são feitos testes de capacidade técnica tanto para o Exército Brasileiro quanto para a Polícia Federal. É uma loja platinum, com a melhor classificação pela CBC e Taurus, a maior fabricante de munição do mundo e a maior fabricante de armas leves do mundo, respectivamente. Ambas são indústrias nacionais”, completa.

Segundo ele, conseguir registro para porte de armas não é uma tarefa simples. A pessoa não pode responder processo nem inquérito policial, precisa ter um endereço fixo e comprovação de ocupação, passar por avaliação psicológica com instrutor credenciado pela PF e completar avaliação de tiro com prova escrita e prática.

O processo, então, é protocolado junto à PF para emitir o registro. Além disso, o portador de uma arma de fogo precisa se atentar às normas de segurança. Controle de cano, dedo fora do gatilho e arma sempre em direção segura estão entre elas. Apesar da dificuldade, é um comércio que vem ganhando grandes proporções.