Desde que se tem registro, setembro deste ano foi o mês mais quente da história

Setembro foi o mês mais quente do Planeta Terra

O último mês de setembro foi o período mais quente em todoo Planeta Terra, é o que informa o Programa de Observação Copernicus da União Europeia. O levantamento aponta que a temperatura média do ar na superfície da Terra foi de 16,38°C, 0,93°C acima da média de setembro dos anos de 1991 até 2020.

Aumentando o período de comparação, setembro como um todo foi cerca de 1,75°C mais quente do que a estimativa da média para o mês entre os anos de 1850 a 1900. O Programa de Observação Copernicus revela que a temperatura média global nos primeiros nove meses de 2023, de janeiro a setembro, foi de 0,52°C, superior à média registrada entre 1991 e 2020 e 0,05°C superior à média de nove meses de 2016.

O levantamento indica ainda que setembro foi mais quente para a Europa já registrado, com 2,51°C acima da média entre os anos de 1991 e 2020 e 1,1°C acima do que foi observado em 2020, o setembro mais quente anteriormente. A temperatura média do mar também registrou aumento em setembro. Entre 60°S e 60°N, a temperatura do mar atingiu 20,92°C, a mais elevada registada no período e a segunda mais alta de todos os meses.

Para a América do Sul, o relatório do Programa de Observação Copernicus informa que o subcontinente experimentou altas temperaturas, especialmente Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Peru. As temperaturas foram acima da média na parte sul e oeste da América do Sul e apenas o extremo sul e leste da região registraram temperaturas abaixo da média.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp