Desembargador do TRE-PR permite posse de vereadores cassados por fraude eleitoral no Paraná

Desembargador mantém posse de vereadores que tiveram diplomação cassada pela Justiça Eleitoral no Paraná

Em dezembro, Justiça Eleitoral impediu diplomação de Tio Leco e Tião do Karatê, do PP, sob alegação de que partido fraudou cota de gênero. Os dois tomaram posse nesta quarta (1º) após nova decisão.

Alex Sandro, à esquerda, e Sebastiao, à direita. Vereadores tomaram posse nesta quarta-feira (1) — Foto: Arquivo pessoal

O desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), decidiu que os vereadores eleitos Tio Leco e Tião do Karatê, ambos do Progressistas (PP), podem assumir os cargos.

Ambos foram empossados nesta quarta-feira (1º), em Campo Mourão, centro-oeste do Paraná. Em dezembro, a diplomação deles foi cassada pela Justiça Eleitoral, que considerou que o partido deles registrou uma candidatura fictícia para cumprir cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

O julgamento da Justiça sobre o caso veio a partir de uma ação movida pelo diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD). O pedido principal do partido era que, além da suspensão de posse, os votos da eleição fossem recontados.

Entre os motivos para justificar a manutenção da posse, o desembargador Sade explicou que o processo de cassação só se concretiza quando há o julgamento definitivo em segunda instância ou eventual trânsito em julgado.

> “No presente caso, a sentença de primeiro grau, embora reconheça a ocorrência de fraude à cota de gênero, ainda não percorreu todas as etapas processuais previstas para a formação de coisa julgada em instância ordinária”, citou o documento.

Mesmo com a posse, segundo o desembargador, o ato ainda pode ser eventualmente revertido por decisão judicial, caso a sentença seja confirmada em instâncias superiores.

Quando a primeira decisão contra o PP foi emitida, impedindo a diplomação de Tio Leco e Tião do Karatê, a Justiça também determinou a anulação dos votos obtidos pelo PP nas eleições municipais de 2024 em Campo Mourão, e condenou Rodrigo Salvadori, presidente do partido que, segundo a decisão, teve participação na fraude.

Com relação ao novo parecer, Salvadori o avaliou como uma decisão é democrática e em respeito ao voto do cidadão.

O DE procura contato com o diretório municipal do PSD para comentar a nova decisão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Promessas de Eduardo Pimentel para Curitiba: transporte gratuito, creches e novas UPAs em foco. Acompanhe com o DE!

Transporte gratuito para desempregados, vagas em creche e novas UPAs: veja promessas de Eduardo Pimentel para Curitiba que o DE vai acompanhar

Promessas dos Políticos, projeto do DE, selecionou 17 compromissos que serão monitorados nos próximos quatro anos. Eles foram selecionados no programa de governo, entrevistas e debates durante campanha.

Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba, tomou posse no dia 1º de janeiro — Foto: Reprodução RPC

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), eleito com 57,64% dos votos válidos em outubro de 2024, estabeleceu uma série de promessas para o mandato iniciado em 1º de janeiro de 2025. Os compromissos foram tratados por ele no plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e debates ao longo da campanha eleitoral.

O Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo DE, selecionou 17 destas promessas, que serão monitoradas durante os próximos quatro anos.

Entre elas está o transporte gratuito para pessoas que estejam em busca de emprego.

Pimentel também prometeu construir duas novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), e seis novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ambas as promessas foram divulgadas no plano de governo do prefeito eleito.

Na área da educação, Pimentel prometeu construir 36 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e criar nove mil vagas em creches. Relembre.

Entre as propostas que serão acompanhadas estão ainda a criação de uma rede pública de recarga de veículos elétricos, a construção de um novo hospital veterinário público, entre outras.

Para acessar o projeto e o status de cada promessa, clique aqui.

O DE reuniu tudo o que foi prometido por Eduardo Pimentel e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Agora, acompanha de perto o andamento das promessas e publica levantamento com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.

Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em cada etapa, além da explicação sobre cada promessa, com base nas respostas da gestão e no que foi apurado pela equipe de reportagem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp