Desempenho do elenco do Vasco: quem se destacou e quem precisa evoluir para a próxima temporada

desempenho-do-elenco-do-vasco3A-quem-se-destacou-e-quem-precisa-evoluir-para-a-proxima-temporada

Termômetro do elenco: quem foi bem e quem termina a temporada em baixa no Vasco

Alguns jogadores subiram de rendimento em reta final e dão esperanças para 2026, enquanto outros tiveram queda de desempenho; veja detalhes

Bruno Murito atualiza posições que o Vasco buscará no mercado
[https://s03.video.glbimg.com/x240/14200554.jpg]

Bruno Muito atualiza posições que o Vasco buscará no mercado

A temporada 2025 terminou para o Vasco
[https://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/] com o gosto amargo do vice-campeonato da Copa do Brasil e sem uma vaga para a Libertadores do ano que vem. A equipe comandada por Fernando Diniz apresentou oscilações bruscas no Brasileirão e finalizou a competição apenas na 14ª posição, mas com o alento de uma vaga na Copa Sul-Americana.

O Vasco se despede da temporada com algumas boas notícias no elenco, e outros atletas que terminam 2025 em baixa. Os jogadores não terão muito tempo para descanso antes dos próximos desafios. O clube já volta aos gramados no dia 14 de janeiro, pelo Campeonato Carioca. O Brasileirão começa no dia 28 do mesmo mês.

EM ALTA

> Andrés Gómez

O colombiano foi a grande notícia do Vasco na reta final de temporada e terminou como o principal destaque do time comandado por Fernando Diniz nas semifinais e nos dois jogos da decisão da Copa do Brasil. Andrés anotou a assistência para o único gol do Vasco na derrota para o Corinthians na semifinal e foi o jogador mais incisivo tanto na Neo Química Arena quanto no Maracanã.

Andrés Gómez em ação em Corinthians x Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco

Termina a temporada em alta e com moral com a torcida. O jogador tem contrato de empréstimo até o meio de 2026, com opção de compra estipulada em cerca de 4 milhões de euros (R$ 25 milhões) por 60% dos direitos econômicos. São sete assistências e um gol marcado em quatro meses de Vasco. Termina a temporada como terceiro principal garçom do elenco no ano, atrás apenas de Lucas Piton (12) e Paulo Henrique (8).

> Thiago Mendes

O volante assumiu a titularidade do meio-campo nos últimos jogos do ano e fechou 2025 com moral, apesar do vice-campeonato na Copa do Brasil. Thiago Mendes foi o primeiro reforço da janela do meio do ano com Admar Lopes, mas demorou a engrenar por causa dos problemas físicos e falta de ritmo depois de duas temporadas no Catar.

Ele assumiu a posição na goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, na 36ª rodada do Brasileirão, e não saiu mais do time. Foi um dos pontos sólidos na caminhada do Vasco na Copa do Brasil e aumenta as esperanças para evoluir ainda mais para 2026.

Rayan

O jogador mais decisivo do Vasco em 2025. Fecha o ano com 20 gols em 57 partidas, como vice-artilheiro do time na temporada, atrás de Vegetti. Na Copa do Brasil, Rayan foi importante com gol no jogo de ida das semifinais contra o Fluminense e ficou a centímetros de ter gol validado na Neo Química Arena que poderia ter mudado a história da final da Copa do Brasil.

Rayan jogador do Vasco durante partida contra o Corinthians no estádio Arena Corinthians pelo campeonato Copa Do Brasil 2025 — Foto: Fabio Giannelli/AGIF

É a principal arma para o crescimento do Vasco em 2026. Na coletiva de imprensa, Diniz fez lobby para Rayan permanecer pelo menos por mais uma temporada. O clube espera que o forte assédio de clube cresça ainda mais com o fim da atual temporada.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp