Desempenho surpreendente de Galdames no Vasco em 2024: reviravoltas e desafios à vista

Salto de performance: fora dos planos, Galdames conquistou técnicos anteriormente, mas não está nos planos de Felipe para o Vasco em 2024. Após mais de quatro meses afastado do time titular, o volante chileno voltou a iniciar uma partida pelo clube no dia 28 de outubro contra o Bahia. Mesmo com a vitória, a diretoria ganhou um elemento adicional para pensar na demissão de Rafael Paiva, que veio a se concretizar no domingo seguinte. Galdames foi utilizado nos quatro jogos seguintes, todos resultando em derrotas, sob o comando de Paiva.

No entanto, o histórico de Galdames com outros treinadores em 2024 mostra um cenário diferente. O volante foi titular nos quatro jogos sob a batuta de Álvaro Pacheco, recebendo elogios e elogiando a “performance brutal” do jogador. Apesar da insistência em escalar Galdames desagradar à diretoria, o chileno foi visto como uma opção viável nos jogos em que atuou. A situação se intensificou com a saída de Paiva e a chegada do treinador interino Felipe Maestro, que sinalizou que o jogador provavelmente não será relacionado para os últimos jogos do Brasileirão.

Desde o Campeonato Carioca, Galdames demonstrou ser um jogador dinâmico e talentoso quando estava sob o comando de Ramón Díaz. Marcando gols e dando assistências, o volante se destacou em várias partidas, conquistando elogios e espaço dentro do time. Apesar dos altos e baixos, ele se mostrou uma opção valiosa no meio-campo do Vasco.

Com o fim da temporada se aproximando, a diretoria já havia decidido que Galdames não continuaria no clube em 2025, buscando negociá-lo com outros times, como o San Lorenzo da Argentina, sem sucesso. Mesmo diante do desafio de encaixar novas contratações, a volta de Galdames ao time titular pegou a todos de surpresa, mostrando que a estratégia do Vasco era criar mais opções para o treinador, mesmo que sua permanência no clube não estivesse nos planos.

Em resumo, a história de Pablo Galdames no Vasco em 2024 é marcada por reviravoltas, conquistas e desafios. De “salto de performance” a “brutal”, o volante chileno ganhou destaque com diferentes técnicos, mas sua permanência no clube parece estar chegando ao fim. Com a temporada se encerrando, resta saber qual será o próximo capítulo na carreira do jogador e como o Vasco lidará com a ausência de um talento como o de Galdames em seu elenco.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Atuesta deixa o Los Angeles FC e futuro no Palmeiras é incerto

Time dos EUA se despede de Atuesta, mas futuro do meia do Palmeiras é incerto

Colombiano de 27 estava emprestado ao Los Angeles FC; ele não deve reforçar o Verdão em 2025

Atuesta se apega à fé e ao melhor amigo padre para dar volta por cima no Palmeiras

O Palmeiras receberá de volta o meia colombiano Eduard Atuesta. O jogador não teve seu vínculo de empréstimo renovado com o Los Angeles FC, dos EUA, e ficará à disposição do Verdão novamente.

O clube norte-americano se despediu de Atuesta em uma publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira e fez um vídeo com o título “Part Of Our History” (Parte de nossa história, na tradução do inglês).

A sua utilização do meio-campista pelo Palmeiras na próxima temporada, porém, é muito difícil de acontecer. Isso porque o clube já conversa com os representantes de Atuesta sobre ofertas e interesse de outros clubes.

Inicialmente, a ideia do Palmeiras é encontrar um novo destino para o atleta, e uma venda é avaliada como o melhor caminho neste momento. Em 2022, o Verdão desembolsou cerca de US$ 3,7 milhões (R$ 20,7 milhões na cotação da época) para comprar 70% dos direitos econômicos do volante do próprio Los Angeles FC. Seu contrato com o Verdão é até o fim de 2026.

Atuesta teve bastante espaço em sua primeira temporada com a camisa palmeirense, em 2023, quando disputou 52 jogos. Mas fez apenas um gol, deu duas assistências e perdeu espaço nas temporadas seguintes.

No início deste ano, o Palmeiras o emprestou ao clube norte-americano. Em 2024, ele disputou 41 jogos, fez quatro gols e deu três assistências pelo Los Angeles.

No meio deste ano, a diretoria do Verdão foi ao mercado e reforçou o setor de meio de campo com a contratação de Maurício.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp