Desfalque de Barboza expõe fragilidade na zaga do Botafogo antes de duelo na Libertadores

desfalque-de-barboza-expoe-fragilidade-na-zaga-do-botafogo-antes-de-duelo-na-libertadores

Com poucas opções e chance de improviso, zaga do Botafogo vira ponto de atenção após ausência de Barboza. Titular foi desfalque com incômodo muscular, e David Ricardo, reserva, foi expulso contra o Atlético-MG; cenário liga alerta antes de jogo contra o Estudiantes, na Libertadores. Além da derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, no Mineirão, a torcida do Botafogo viu uma preocupação ganhar os holofotes neste domingo: a ausência de opções para a zaga. Com Barboza fora do confronto por um incômodo muscular, o técnico Renato Paiva escalou David Ricardo – que acabou expulso por falta sobre Hulk e virou desfalque no Brasileiro.

Sem garantias de que Barboza estará apto para jogar contra o Estudiantes, o Alvinegro lida com a falta de mais opções na zaga e pode ter que recorrer a jogadores improvisados no duelo da Libertadores. “Início pavoroso”, lamenta Dep após derrota do Botafogo no Brasileirão. Como sempre digo, há problemas e eu tenho que encontrar soluções. Hoje foi o David Ricardo, zagueiro canhoto, que é quem naturalmente substitui o Barboza. Barboza tem um desconforto muscular, não consigo dizer se até quarta ele vai conseguir estar preparado para o jogo ou não. Vamos aguardar, esperar que ele faça os tratamentos e ver se ele consegue dar uma resposta. Se não conseguir, vai entrar alguém e estaremos com 11 com certeza — disse Paiva em entrevista coletiva.

O primeiro problema da zaga no ano foi a lesão de Bastos, contra o Nova Iguaçu, no início de fevereiro. O Botafogo descartou a necessidade de cirurgia, mas fontes próximas ao atleta projetam que ele esteja à disposição apenas em junho, no Mundial de Clubes. Jair assumiu o posto deixado pelo angolano e é o zagueiro destro disponível no Botafogo. Contra o Atlético-MG, o jovem ex-Santos chegou a sentir um incômodo no tornozelo após lance com Hulk, no fim do primeiro tempo. Ele recebeu atendimento e seguiu em campo contra o Atlético-MG.

Com David Ricardo em campo, o Botafogo não possuía quaisquer zagueiros de origem disponíveis no banco de reservas – cenário que tornou-se um problema ainda maior com a expulsão do ex-Ceará. O jogador tinha boa atuação em sua terceira partida pelo Glorioso até receber o cartão vermelho. No Brasileirão, David Ricardo será desfalque contra o Fluminense, no próximo sábado. Na Libertadores, caso Barboza não tenha condições de enfrentar o Estudiantes, ele é a opção natural para substituir o titular.

A diretoria alvinegra tentou contratar um zagueiro na janela doméstica para suprir a ausência de Bastos, sem sucesso. A falta de opções no banco deixa margem para que o técnico Renato Paiva improvise: Danilo Barbosa, volante, entrou para compor zaga com Jair contra o Galo. Newton, outro meio-campista, também já atuou anteriormente na linha defensiva. Serafim, zagueiro da base, tem participado de treinos com o time principal e é uma opção da posição. Entretanto, o jovem de 20 anos não entra em campo com o grupo profissional desde empate com o Boavista no Carioca. O jogador atua pelos dois lados da defesa.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 21h30, para enfrentar o Estudiantes pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Alvinegro é o terceiro colocado do grupo A, com três pontos. Goste do Botafogo no ge, na Globo e no sportv e não perca nenhuma notícia. Siga o novo canal ge Botafogo no WhatsApp e monte seu time no Cartola, o mercado vai fechar em breve. Confira tudo sobre o Botafogo nos mais diversos formatos, inclusive em áudio no podcast GE Botafogo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp