Desfile de carros de boi reúnem cerca de 300 veículos na Romaria de Trindade

A Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, foi palco do tradicional desfile de carros de boi nesta quinta-feira, 29. A atração é um dos principais momentos da festa e reuniu cerca de 300 veículos. O evento já recebeu aproximadamente 900 mil pessoas nos primeiros dias de celebração.

O desfile começou por volta de 7h30, na Praça da Igreja Matriz, seguindo até o Carreiródromo. O costume atrai muitas comitivas que saem das cidades do interior de Goiás para participar da cerimônia.

Após o desfile dos carreiros, cavaleiros e muladeiros, os fiéis participar da Missa das Obras Sociais Redentoristas  no Santuário Basílica. Além disso, ao fim da missa, há a participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Auxiliadora da Arquidiocese de Goiânia.

O padre João Bosco de Deus, da Paróquia de Trindade, reconhecida por lei Capita da Lei, afirma que os primeiros a peregrinarem no município foram os carreiros que participaram do desfile.

“Para nós, eles têm uma importância muito grande, foram os primeiros a chegar com suas famílias. Saindo da roça em carros de boi para chegar em Trindade e demonstrar a sua fé. Tamanha importância que virou patrimônio da humanidade”, diz.

Um deles, que faz a peregrinação há 23 anos, diz que os bois que puxam os carros de madeira são preparados por um ano para a Romaria e cada animal atende pelo próprio nome. O carreiro sai de Turvânia e conta que a viagem para participar do desfile, que dura pouco mais que 70 km, acontece em seis dias.

Patrimônio Cultural Brasileiro

A Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiros em 2016. O título foi dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Além disso, a festa foi inscrita no Livro de Registro das Celebrações.

Acomodação dos carreiros

Os carreiros não precisam se preocupar com hotéis, pousadas ou aluguel de casa ou cômodo. A Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) os acolhe durante o período de festa em um espaço preparado pela Igreja Católica. Assim, bois também terão lugar para ficar no período de Romaria.

Segundo o padre João Bosco, uma Pastoral dos Carreiros foi criada para acompanhar as famílias que vão até o Santuário e depois o retorno para suas casas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos