Press "Enter" to skip to content

Desfile de carros de boi reúnem cerca de 300 veículos na Romaria de Trindade

Última atualização 29/06/2023 | 15:07

A Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, foi palco do tradicional desfile de carros de boi nesta quinta-feira, 29. A atração é um dos principais momentos da festa e reuniu cerca de 300 veículos. O evento já recebeu aproximadamente 900 mil pessoas nos primeiros dias de celebração.

O desfile começou por volta de 7h30, na Praça da Igreja Matriz, seguindo até o Carreiródromo. O costume atrai muitas comitivas que saem das cidades do interior de Goiás para participar da cerimônia.

Após o desfile dos carreiros, cavaleiros e muladeiros, os fiéis participar da Missa das Obras Sociais Redentoristas  no Santuário Basílica. Além disso, ao fim da missa, há a participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Auxiliadora da Arquidiocese de Goiânia.

O padre João Bosco de Deus, da Paróquia de Trindade, reconhecida por lei Capita da Lei, afirma que os primeiros a peregrinarem no município foram os carreiros que participaram do desfile.

“Para nós, eles têm uma importância muito grande, foram os primeiros a chegar com suas famílias. Saindo da roça em carros de boi para chegar em Trindade e demonstrar a sua fé. Tamanha importância que virou patrimônio da humanidade”, diz.

Um deles, que faz a peregrinação há 23 anos, diz que os bois que puxam os carros de madeira são preparados por um ano para a Romaria e cada animal atende pelo próprio nome. O carreiro sai de Turvânia e conta que a viagem para participar do desfile, que dura pouco mais que 70 km, acontece em seis dias.

Patrimônio Cultural Brasileiro

A Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiros em 2016. O título foi dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Além disso, a festa foi inscrita no Livro de Registro das Celebrações.

Acomodação dos carreiros

Os carreiros não precisam se preocupar com hotéis, pousadas ou aluguel de casa ou cômodo. A Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) os acolhe durante o período de festa em um espaço preparado pela Igreja Católica. Assim, bois também terão lugar para ficar no período de Romaria.

Segundo o padre João Bosco, uma Pastoral dos Carreiros foi criada para acompanhar as famílias que vão até o Santuário e depois o retorno para suas casas.