A ordem dos desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio em 2026 foi sorteada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) em uma festa na Cidade do Samba. O atual campeão, Beija-Flor, desfilará na segunda-feira, permanecendo pelo segundo ano consecutivo com os desfiles divididos em três noites.
No domingo, dia 15 de fevereiro, as escolas que vão se apresentar são Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Na segunda-feira, 16 de fevereiro, será a vez de Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca. Por fim, na terça-feira, 17 de fevereiro, desfilarão Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
O sorteio determinou que Niterói, Mocidade e Tuiuti seriam as escolas que abririam cada um dos três dias. O restante foi dividido em grupos, evitando que escolas da mesma trinca desfilassem no mesmo dia. A Beija-Flor ficou com a primeira colocação, seguida por Mangueira e Salgueiro, enquanto Grande Rio, Imperatriz e Viradouro compuseram outro grupo e a Portela, Vila Isabel e Unidos da Tijuca formaram o terceiro grupo.
Faltando ainda alguns meses para o carnaval de 2026, os preparativos já começam a movimentar o mundo do samba e os fãs do evento. O desfile das escolas de samba do Grupo Especial é um dos momentos mais aguardados durante as festividades da folia, atraindo turistas e moradores do Rio de Janeiro para prestigiarem o espetáculo.
A competição no Grupo Especial é acirrada, com cada escola se dedicando intensamente para surpreender o público e os jurados com seus enredos, fantasias, alegorias e samba no pé. O carnaval carioca é conhecido mundialmente pela grandiosidade dos desfiles e pela emoção que transmite aos espectadores, tornando-se um dos eventos mais emblemáticos do Brasil. Que venha o carnaval de 2026 com muita festa, alegria e samba no pé!