Press "Enter" to skip to content

Desligamento do sinal analógico de TV em Goiânia vai até 21 de junho

O desligamento do sinal analógico de TV começa nesta quarta-feira (31), em Goiânia, e se estende até o dia 21 de junho, conforme informou o Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de TV e RTV (Gired). Segundo o Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança ocorrerá gradativamente, pois o índice de domicílios com conversores ainda não chegou a 90%.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, explicou que 88% das residências da capital já estão preparadas para receber o sinal digital.

O desligamento do sinal analógico é necessário porque o governo licitou frequência usada pelos canais de TV, de 700MHz, para uso da internet móvel de quarta geração, o 4G.

Mais de 330 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, foram distribuídos para as famílias goianas beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. A quantidade é maior que os 278 mil previstos inicialmente, como explicou o presidente da Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento da TV analógica no Brasil), Antônio Carlos Martelleto:

“Entregamos mais kits que beneficiários de programas sociais, porque tem população carente que não está listada. Estamos distribuindo 30 mil kits por semana e vamos continuar até 45 dias depois da nova data de desligamento”, afirmou.