Deslizamento atinge casas em Petrópolis: “Moro aqui há 35 anos”, diz morador. Defesa Civil interdita imóveis.

deslizamento-atinge-casas-em-petropolis3A-22moro-aqui-ha-35-anos222C-diz-morador.-defesa-civil-interdita-imoveis

Casas são atingidas por queda de barreira e interditadas pela Defesa Civil de Petrópolis: ‘Moro aqui há 35 anos, difícil deixar tudo pra trás’

Deslizamento atingiu os fundos de três moradias, só uma ocupada, na tarde de sábado (5) no bairro Vila Militar. Interdição ocorreu neste domingo (6) pela Defesa Civil, que recebeu 122 chamadas, segundo boletim divulgado no começo da tarde. Ninguém se feriu.

Barreira atingiu três imóveis no bairro Vila Militar, em Petrópolis, mas ninguém se feriu — Foto: Reprodução redes sociais

Três casas foram atingidas por uma queda de barreira na tarde de sábado (5) e interditadas pela Defesa Civil neste domingo (6) no bairro Vila Militar, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

Apenas um dos imóveis, de dois andares, estava ocupado por duas famílias, que foram para a casa de parentes. Ninguém se feriu, segundo a Defesa Civil, que recebeu 122 chamadas, de acordo com boletim divulgado às 13h30 deste domingo.

Na casa de cima moravam mãe e filha. E, no primeiro andar, Jorge Dutra, de 75 anos, com mais três pessoas. Ele conta como foi o momento do deslizamento.

“Eu estava em casa, e minha neta que me alertou. Foi quando vimos que tinha descido o barranco. Agora, eles interditaram as três casas. Moro aqui há 35 anos e é muito difícil largar tudo para trás e ter que ir para casa de outras pessoas. Tenho duas hérnias de disco e artrose nos dois joelhos e preciso dos familiares para me ajudar, então, fica ainda mais complicado”, desabafou o aposentado.

O bairro Vila Militar fica na região do São Sebastião, que registrou o maior volume de chuva na cidade. De acordo com os pluviômetros do Cemaden Nacional, foram 301mm em 24 horas, 50% a mais do que os 200 mm esperados para todo o mês de abril.

Equipes da prefeitura atuam na limpeza e desobstrução de ruas nas regiões mais atingidas pelas chuvas deste sábado (5), que não deixaram vítimas.

“Foram muitas ocorrências em vários pontos da cidade, mas o mais importante é que não tivemos vítimas. Estamos trabalhando para dar respostas rápidas para a população, com as equipes da Comdep, Defesa Civil, Saúde, Assistência, Educação, CPTrans e Guarda Civil para que a cidade volte à normalidade”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Os bairros Alto da Serra, Corrêas e Nogueira recebem o reforço de equipes e máquinas.

Nos pontos de apoio, famílias seguem sendo atendidas enquanto agentes de saúde e médicos percorrem os abrigos para dar assistência.

A previsão do tempo para este domingo é de chuva fraca em Petrópolis durante todo o dia, podendo ser até moderada em alguns momentos.

“Ainda estamos com acumulados de chuva altos e, com isso, ainda há risco de movimentação de massa, por isso é importante que as pessoas, principalmente as que moram em áreas de risco, fiquem atentas. Continuamos monitorando e fazendo as atualizações nas redes sociais da Defesa Civil e Prefeitura”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp