Encosta que desmoronou no Recife é a mesma cujo deslizamento deixou dois mortos há dez anos; moradores denunciam negligência
De acordo com prefeitura, uma obra de contenção foi iniciada e deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. Segundo morador, escavações da obra na encosta deixaram a terra solta.
Deslizamento de encosta atingiu duas casas na Bomba do Hemetério.
A mesma encosta que desmoronou em 2015, provocando a morte de dois homens, na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, voltou a deslizar na madrugada desta quinta-feira (15), por conta das fortes chuvas que atingiram a capital. Embora o novo deslizamento não tenha deixado vítimas, moradores denunciam negligência do poder público, que não resolveu a situação, uma década depois.
O deslizamento atingiu duas casas na Rua Antônio Porfírio Santana. Uma delas estava desocupada devido à proximidade com a encosta e risco de deslizamento. A segunda residência teve parte do muro do quintal arrastado pelo barro, que não chegou a invadir a área interna da casa.
Em entrevista à TV Globo, o morador Guilherme Aires, que vive na casa atingida pelo deslizamento, contou que não conseguiu dormir à noite com medo que o barro invadisse seu quarto. O cômodo fica localizado perto de onde a lama da encosta chegou.
De acordo com o morador, após o deslizamento de 2015, a prefeitura do Recife deu início a uma obra de contenção de barreira, mas a construção nunca foi concluída, embora as obras estivessem em andamento. Para Guilherme, a movimentação de terra recentemente no local contribuiu para que o barro cedesse com mais facilidade.
Segundo o morador, ele chegou a procurar a prefeitura para alertar que o barro estava ficando solto, temendo um deslizamento, mas os trabalhos com a escavadeira teriam continuado até o início desta semana.
“A prefeitura negligenciou dizendo que tem um prazo para ser entregue essa obra e essa obra não poderia ser feita. Sendo que o muro de contenção foi mal feito. A escavadeira continuava a cavar o barro, o barro continuava a ceder”, comentou.
Guilherme afirmou ainda que, após o deslizamento, a prefeitura do Recife enviou apenas profissionais para ajudar os moradores a retirarem a lama da rua. Segundo ele, até o início da tarde, nenhum agente da Defesa Civil do Município tinha ido ao local para avaliar o dano e o risco de novos deslizamentos.
O QUE DIZ A PREFEITURA DO RECIFE?
Procurada, a prefeitura do Recife disse que:
…”errors”:[{“message”:”There was nothing to rewrite”,”path”:[“text”],”replacements”:[],”length”:0,”offset”:0}]