Destine parte do Imposto de Renda para entidades sociais em Ribeirão Preto, SP: saiba como

destine-parte-do-imposto-de-renda-para-entidades-sociais-em-ribeirao-preto2C-sp3A-saiba-como

Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para entidades sociais em Ribeirão Preto, SP

O contribuinte pode dispor até 6% do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. Essa destinação deve ser feita durante a entrega da declaração do Imposto de Renda.

A campanha ‘Destina Ribeirão’ visa arrecadar doações através do Imposto de Renda. Os contribuintes em Ribeirão Preto (SP) têm até o dia 30 de maio para declarar o Imposto de Renda e também destinar parte do valor pago à Receita Federal para entidades sociais da cidade.

A destinação é realizada no momento da entrega da declaração do IR, possibilitando a destinação de até 6% do imposto devido. Esse percentual pode ser dividido em 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os outros 3% para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. O valor destinado será abatido do imposto a pagar ou somado ao valor a ser restituído.

A campanha ‘Destina Ribeirão’ foi lançada e a vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto, Ana Lucia Picão, destaca que o contribuinte não precisa pagar um valor adicional, mas sim optar pela destinação. Ao invés de pagar integralmente o imposto devido, ele escolhe destinar parte para entidades assistenciais da região.

Para fazer a destinação, pessoas físicas que declaram com utilização das deduções (antigo modelo completo) ou pessoas jurídicas que apuram o Imposto de Renda enquadradas no lucro real podem optar. No ano de 2024, Ribeirão Preto foi a 11ª cidade que mais destinou o imposto no país e a segunda do estado de São Paulo, com mais de R$ 5 milhões repassados por cerca de 1.650 contribuintes.

A Receita Federal disponibiliza um vídeo explicativo em sua página oficial sobre como fazer a destinação no momento da declaração do Imposto de Renda. O passo a passo inclui preencher a declaração, calcular o valor do IR, clicar em ‘Doações Diretamente na Declaração’, escolher o tipo de fundo e emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Para consultar as entidades aptas a receber os valores em Ribeirão Preto, acesse os sites do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. Ajude a fortalecer as entidades sociais da região através da destinação de parte do seu Imposto de Renda, contribuindo para um impacto social positivo em Ribeirão Preto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp