Destituição de Augusto Melo: saída sob tensão da presidência do Corinthians

destituicao-de-augusto-melo3A-saida-sob-tensao-da-presidencia-do-corinthians

Silêncio e carro vandalizado: como foi a saída de Augusto Melo da presidência do Corinthians

Dirigente destituído ficou isolado no Parque São Jorge durante votação que terminou com a aprovação do impeachment e deixou o clube pela porta dos fundos para garantir segurança

Presidente do Conselho do Corinthians anuncia impeachment de Augusto Melo

Chegou ao fim a gestão de Augusto Melo no Corinthians. Na noite deste sábado, os associados do clube social decidiram, por 1.413 a 620, pela destituição do presidente eleito no fim de 2023. As últimas horas do dirigente no Parque São Jorge foram marcadas pelo isolamento político, silêncio e uma saída às pressas pela porta dos fundos.

Augusto Melo chegou cedo ao clube social do Timão, na zona leste de São Paulo, acompanhado de alguns de seus aliados. O dirigente permaneceu a maior parte do tempo no Ginásio Wlamir Marques, local da votação, e foi tratado com desdém pela maioria dos associados que compareceram ao pleito.

A imprensa não teve acesso ao local. Contudo, de acordo com pessoas ouvidas pela reportagem, Augusto Melo ficou cabisbaixo durante a maior parte do dia e interagiu apenas com aqueles que estiveram ao seu lado até o fim da briga política do Corinthians.

Horas antes do fim da apuração, quando as urnas apontavam a vitória iminente da aprovação do impeachment, Augusto Melo deixou o Parque São Jorge acompanhado pelos seus seguranças pessoais e por seguranças do próprio clube.

O presidente destituído ficou impossibilitado de usar o próprio carro, já que o automóvel foi vandalizado dentro das dependências do clube. As quatro rodas do veículo foram rasgadas durante a luz do dia sem que ninguém notasse a ação.

No fim, por uma questão de segurança, Augusto Melo deixou a sede social do Corinthians pela porta dos fundos em um carro sem placa cedido por um de seus aliados.

O presidente destituído se manifestou somente por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa:

— O presidente Augusto Melo vai contestar as irregularidades da votação deste sábado (9/8) tomando as medidas cabíveis pelas vias adequadas. Entre os absurdos ocorridos neste sábado está a condução da votação por pessoas que estão em campanha contra Augusto Melo, sem isenção para desempenhar essa função. A diretoria interina permitiu que entrassem no clube membros de organizadas que coagiram os votantes e se negou a disponibilizar o registro de entrada dos sócios no clube, para que fosse possível comparar o número de entradas com o número de votos. A apuração das urnas foi controlada pelos adversários do presidente. Na esfera judicial, todas as medidas estão sendo tomadas para provar a inocência de Augusto Melo em relação a acusações falsas que ensejaram a condução de um inquérito nulo pela Polícia Civil.

No portão principal do Parque São Jorge, um grupo de aproximadamente 400 torcedores organizados aguardavam o presidente destituído.

Quando a votação chegou ao fim e o impeachment foi anunciado, rojões estouraram no ar e um pequeno grupo de associados festejou em frente ao Ginásio Wlamir Marques cantando o hino do Corinthians.

O clima de resignação combinou com a tranquilidade com que a votação, iniciada às 9h e encerrada às 17h, transcorreu durante todo o dia.

Houve três momentos de maior tensão. No primeiro, ainda durante a votação, quando uma sócia apoiadora de Augusto Melo parou o carro na entrada do Parque São Jorge e discutiu de maneira exaltada com torcedores corintianos.

No encerramento da votação, houve uma confusão entre sócios na entrada do ginásio, com empurrões.

No momento mais tenso do dia, também na virada da votação para a contagem dos votos, um caminhão de som foi depredado por torcedores em frente ao Parque São Jorge.

Os torcedores partiram para cima do motorista e passaram a atacar o caminhão. Eles quebraram vidros do veículo. O motorista retirou o caminhão do local às pressas.

Segundo apurado pelo ge, o sistema de som do veículo teve o bluetooth acessado por outra pessoa.

O caminhão em questão estava desde cedo em frente ao Parque São Jorge. Nas primeiras horas da manhã, chegou a tocar músicas do Corinthians.

Porém, policiais militares abordaram responsáveis pelo veículo e os alertaram da possibilidade da aplicação de multa devido ao som alto. Eles reduziram o volume da música e depois a desligaram completamente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp