Desvendando o TEA: Uma Jornada de Inclusão e Emoção 📚 – Lançamento na Casa da Cultura de Porto Primavera com palestra e autógrafos da autora. Grátis e aberto ao público!

DESAFIOS NA JORNADA DA ESCRITA ✍

Cris é professora na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Maria Terezinha Camargo Jardim e, durante a entrevista ao DE, contou que o intuito da obra é fazer com que seja como um norte para as pessoas que, assim como ela no início da trajetória, não entendem sobre o TEA.

“Nossa, os nuances para colocar tudo no papel… foi muito trabalhoso. Tiveram dias em que eu sentava na frente do computador e chorava porque não sabia o que fazer, e o editor falava: ‘Você precisa falar sobre isso’. E eu: ‘Meu Deus, misericórdia’. Mas, depois de algum tempo e com a graça de Deus, consegui escrever”, detalhou.

> “No livro, trago desde os conceitos principais, como o que a pessoa pode fazer quando tem um filho e foi diagnosticado com autismo, quais são os próximos passos, quem a pessoa deve procurar, tudo isso é abordado para deixar com que essa empreitada não seja tão árdua”, salientou ao DE.

Na obra, a autora também aborda experiências dela com a filha diagnosticada com autismo, vivências na sala de aula e relatos de famílias que passam por isso.

“O que me fez continuar no projeto foi tentar encontrar um vocabulário simples e de fácil entendimento para qualquer pessoa que, mesmo não sendo da área da saúde, por exemplo, quando abrir o livro, vai conseguir entender o que eu estou falando. Pensei em abordar as informações com todo o cuidado, no lado humano das pessoas, e em mostrar que elas não estão sozinhas nessa jornada”, destacou Cris.

Ainda, Cris compartilhou ao DE que pretende lançar outros livros sobre o assunto, aprofundando cada vez mais o conhecimento no tema, como discorrer sobre o caso de autismo em meninas, em adultos, da importância da terapia e do uso de medicamentos para o desenvolvimento de crianças, por exemplo.

SINOPSE 📚

Já se perguntou como é o mundo visto pelos olhos de uma pessoa com autismo? Neste livro você embarcará em uma jornada emocionante e profunda pelo universo do TEA.

Com uma linguagem clara e empática, a autora nos leva a desvendar os mistérios que envolvem esses transtornos, desde as mais recentes descobertas científicas até as experiências de famílias que vivem essa realidade. Prepare-se para se emocionar, aprender e encontrar as respostas que você procura.

Você está pronto para fazer a diferença? Este livro é mais do que um simples manual, é um convite para construir um mundo mais inclusivo e acolhedor para todas as crianças.

A autora, com sua experiência única e sua paixão pela educação, compartilha conosco ferramentas práticas para ajudar crianças com autismo a desenvolverem todo o seu potencial. Se você é pai, educador ou profissional da área, este livro é indispensável para transformar a vida de muitas pessoas.

LANÇAMENTO 💡

O lançamento da obra será nesta terça-feira (3), às 19h30, na Casa da Cultura, localizada na Praça Central, no distrito de Porto Primavera, em Rosana.

O evento contará com uma apresentação de balé do Studio de Dança Roberta Rendon, uma palestra e noite de autógrafos com a autora.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

IPTU São José dos Campos 2025: Carnê digital e físico disponíveis para pagamento

A Prefeitura de São José dos Campos disponibilizou, nesta semana, o carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2025 na versão digital para os moradores. Além do carnê virtual, a prefeitura também fará o envio do boleto físico pelos Correios.

Neste ano, o reajuste do valor do IPTU em São José foi de 4,84%. A cota única e a primeira parcela do carnê vencem entre os dias 17 e 21 de fevereiro. O valor pode ser pago à vista, com desconto de 7,5%, ou parcelado em 10 vezes.

O pagamento pode ser realizado em bancos credenciados, lotérica, internet ou PIX. Após o vencimento, há aplicação de multa e juros.

Ainda de acordo com a prefeitura, solicitações de redução, isenção e revisão devem ser feitas assim que o morador receber o carnê, até o vencimento da primeira parcela.

Aqueles que não receberem o carnê físico pelos Correios podem emitir a segunda via pela internet ou comparecer aos postos de atendimento da prefeitura para fazer a emissão.

Para ter acesso ao carnê online, o morador deve acessar o site da prefeitura e informar o número da inscrição imobiliária.

Além da versão digital do carnê do IPTU, que já está disponível para os moradores, a prefeitura também fará o envio do boleto pelos Correios. Primeira parcela e cota única vão vencer em fevereiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp