Detento em saída temporária preso por agredir mãe no Natal em SP

Detento em saída temporária é preso por agredir a mãe no Natal em São José dos Campos, SP

O suspeito disse não se lembrar das agressões, pois afirmou ter misturado remédios com bebidas alcoólicas.

O caso foi registrado na CPJ de São José dos Campos — Foto: Peterson Grecco/TV Vanguarda

Um detento em saída temporária foi recapturado por agredir a própria mãe na manhã de Natal, nesta quarta-feira (25), em São José dos Campos (SP).

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 10h40, em uma casa da Rua José Silveiro de Souza, na Vila Cândida.

Uma equipe da PM foi até o imóvel após receber denúncias sobre um caso de violência doméstica. No local, a mulher informou que foi agredida pelo próprio filho. Apesar das agressões, ela não precisou ser socorrida.

Os policiais encontraram o suspeito, que se tratava de um detento em saída temporária. Ele afirmou que não se lembrava das agressões, pois havia misturado remédios e bebidas alcoólicas.

O homem foi preso e levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde o caso foi registrado como violência doméstica e vias de fato. O suspeito vai perder o benefício da saída temporária.

A DE não conseguiu localizar a defesa do homem preso. A matéria será atualizada caso os advogados se manifestem.

Os detentos em ‘saidinha’ também não podem se envolver em brigas ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante o Poder Judiciário. Os presos que são flagrados cometendo crimes ou desrespeitando as regras da ‘saidinha’ são encaminhados de volta para o presídio e perdem o direito ao benefício.

Durante a saidinha, também não é permitido frequentar bares, boates, ser flagrado alcoolizado ou se envolver em qualquer delito.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o benefício da saída temporária é usado como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA

50 vídeos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Rio Piracicaba em Estado de Emergência com Nível de 4,3 metros: Entenda Medições e Alertas de Chuvas Intensas

Após chuvas, Rio Piracicaba atinge 4,3 metros e entra em estado de emergência; entenda medições

Manancial passou do estado de atenção para o de emergência na noite desta sexta-feira (27). Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de possibilidade de chuvas intensas.

Rio Piracicaba tem vazão acima da média esperada para dezembro – Foto: Claudia Assencio/de

O nível do Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto, atingiu 4,37 metros de profundidade e entrou em estado de emergência por volta das 20h40 desta sexta-feira (27), após as chuvas que atingiram Piracicaba (SP). Até o fim da tarde, o manancial se mantinha em estado de atenção. O Rio extravasa se alcançar os 4,70 metros.

A vazão do manancial registrou 390 mil litros de água por segundo no mesmo horário, de acordo com o Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo (Saisp).

Consultada pelo DE, às 20h40 desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Piracicaba (SP), afirmou que não há registros de ocorrências de gravidade na cidade devido às chuvas.

O estado de emergência é o terceiro de quatro estágios até que o rio chegue a transbordar. Confira como funciona identificação dos avisos por cores, a seguir:

– Atenção: a partir de 3,20 metros
– Alerta: a partir de 3,70 metros
– Emergência: a partir dos 4,20 metros
– extravasamento: a partir dos 4,70 metros

Após chuvas, nível do Rio Piracicaba atinge 4,3 metros e entra em estado de emergência; entenda medições no gráfico acima. – Foto: Reprodução/Saisp

Na manhã desta sexta-feira, o Rio Piracicaba estava em estado de atenção depois do manancial alcançar 3,56 metros de profundidade, segundo dados do SP Águas, divulgados pelo boletim diário do Consórcio PCJ. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja de chuvas intensas para a região de Piracicaba entre essa quinta e sábado (28).

Por volta das 15h30 desta sexta-feira, o manancial marcava 3,33 metros.

O nível do manancial já vinha mantendo profundidade acima da média para dezembro desde o início da semana. Nesta terça-feira (24), a profundidade do Rio Piracicaba era 2,12 metros, 18% maior que a expectativa prevista no mês, que é de 2 metros.

Rio Piracicaba entra em estado de atenção de Piracicaba tem alerta amarelo para chuvas intensas – Foto: Claudia Assencio/de

A vazão do Rio Piracicaba também é 131% maior que o volume médio de água esperado para dezembro. Às 7h desta sexta-feira (27), o fluxo era de 284 mil litros de água por segundo (m3/s), segundo dados da Sala de Situação do Consórcio PCJ. A vazão média previsto neste período é de 96,48 m3/s.

Segundo o posto meteorológico da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (LEB-Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, a cidade registrava 7,1 milímetros de chuvas até a manhã desta sexta-feira. No acumulado de dezembro, até esta sexta-feira (27), o volume de chuvas no Rio Piracicaba foi de 131 milímetros. A marca representa 81% da média esperada para o período, de 160 milímetros.

Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas em cidades da região de Piracicaba até este sábado, dia 28 de dezembro – Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja de possibilidade de chuvas intensas nas 18 cidades da área de cobertura do DE Piracicaba e região entre esta sexta-feira (27) e sábado (28), às 10h. O aviso indica chances de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Fim de semana deve ser de chuva forte e trovoada em cidades da região; confira previsão

Confira as recomendações da defesa civil:

• Evite lugares abertos, como praias, parques, campos de futebol e estacionamentos;
• Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
• No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
• Evite tomar banho durante a tempestade;
• Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
• Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
• Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
• Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência;
• Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp