Um vídeo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás sanou as dúvidas perante a presença de álcool em algumas marcas de pão de forma. Na gravação, uma moça aparece consumindo duas fatias de uma marca do produto e, em seguida, sobre o equipamento que detecta a presença de álcool no organismo. O resultado dá positivo para embriaguez.
O índice apurado no equipamento é de 0,12 miligramas por litro de ar expelido (mg/litro de ar). A margem de erro é de até 0,04 mg/litro de ar. Na sequência, um homem ingere outra marca de pão de forma e sopra o bafômetro, o resultado é 0,0 mg/litro de ar.
No vídeo, um policial ainda orienta os motoristas a terem cuidado com os alimentos que ingerem antes de dirigir.
Presença de álcool no pão de forma
A ideia de resolver o dilema veio após um teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Protese) detectar a presença de álcool em diversas marcas de pão de forma. O resultado foi publicado na última quinta-feira, 11.
No teste, a associação detectou a presença de alto teor de álcool, utilizado no processo de fabricação para conservação do alimento. O processo de digestão do pão faz com que o álcool possa ser verificado em testes de alcoolemia.
A instituição detectou a presença de 1,17% a 0,66% nas marcas. A proteste apresentou resultou para 10 marcas, sendo que seis delas podem ser consideradas alcoólicas por apresentarem teor superior a 0,5%.
No vídeo pulicado pelo Detran, a autarquia explicou que o pão contém álcool e que a substância, por ser em pequena quantidade, pode desaparecer do organismo depois de três minutos. “Conforme explicado pela médica nutróloga Thais Aquino, o álcool é uma substância comum em alimentos e medicamentos. Ele pode ser adicionado ou oriundo da fermentação natural. Porém, a quantidade é insignificante, por isso, não aparece mais no bafômetro depois de três minutos.”, explicou a instituição.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)